Plano de Aula

NARCISA AMÁLIA

Narcisa Amália
21/01/2022
Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Linguagens, Ciências Humanas, Ensino Religioso, História, Língua Portuguesa
Vanessa Souza
Acesse a ficha do filme



Caro professor, a coleção de vídeos “Mulheres na história” apresenta a biografia de mulheres brasileiras importantes para a história. O episódio “Narcisa Amália” pode ser trabalhado nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Para isso, você, docente, precisa fazer uma contextualização para guiar a visualização da obra audiovisual pela turma sobre os seguintes aspectos:


- Golpe da Maioridade;


- Brasil Império;


- Influência da Revolução Industrial na economia brasileira;


- Construção das primeiras ferrovias, barcos à vapor e outras inovações no Brasil;


- Lei Eusébio de Queiroz;


- Movimento feminista;


- Dentre outros.


Narcisa Amália nasceu em 1852 no Rio de Janeiro. A sua mãe era professora e o seu pai, poeta e jornalista. Por causa da influência familiar, ela aprendeu a ler e escrever cedo e cultivou o sonho de ser escritora.


Com 8 anos de idade, Narcisa começou a estudar música e aprendeu latim e francês. Os seus pais abriram colégios separados por gênero, o que contrariou a intelectual. Com apenas 13 anos de idade, ela começou a dar aulas de “Culturas Gerais” e auxiliou a mãe no colégio para meninas.


Ao longo da sua vida, ela escreveu sobre a saudade da infância e do seu primeiro lar, inspirando-se no poeta Gonçalves Dias.


Além disso, a sua jornada foi marcada por grande crítica social sobre o papel feminino na sociedade e a igualdade de gênero, pois as mulheres não tinham liberdade no mundo literário e nem sequer podiam assinar os seus próprios nomes nas obras.


Narcisa se tornou a primeira jornalista profissional brasileira e teve premiado seu livro “Nebulosas”, que reúne 44 poemas sobre sentimentos, cotidiano feminimo e outros assuntos de cunho político, ideológico e social. Além disso, recebeu elogios de Machado de Assis e até do Imperador Dom Pedro II, visto a sua grande influência.


O objetivo de Narcisa era incentivar outras mulheres a se expressarem pela escrita, então ela é considerada uma das primeiras feministas do Brasil.


Você pode apresentar essa obra audiovisual para a turma e, posteriormente, propor uma discussão sobre o papel feminino na produção cultural e artística brasileira. Além disso, os alunos podem ponderar acerca das seguintes questões com base no vídeo:


1. Qual foi a influência do Período Imperial no campo literário?


2. Qual é a importância de conhecer a história de escritoras brasileiras, como Narcisa Amália?


3. Quais foram as principais temáticas abordadas por Narcisa?


4. Por que Narcisa foi importante para o movimento feminista no Brasil?


5. Você acha que as mulheres são totalmente livres no Brasil atual?


6. Que atitudes podemos tomar para promover a igualdade de gênero e o respeito às produções intelectuais femininas, além de combater o preconceito?


As questões podem ser respondidas e discutidas com os alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com base nas competências e habilidades da BNCC nos componentes curriculares Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso.



EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF05GE02 - Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
EF04HI01 - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
EF05HI02 - Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
EF05HI04 - Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
EF05HI05 - Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
EF08HI12 - Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
EF08HI22 - Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
EF09HI26 - Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
EF09ER06 - Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
EM13LGG101 - Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
EM13LGG201 - Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
EM13LGG302 - Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
EM13LGG303 - Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
EM13LGG304 - Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
EM13CHS102 - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Narcisa Amália

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)