Plano de Aula

MARIA FIRMINA DOS REIS

Maria Firmina dos Reis
21/01/2022
Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Linguagens, Ciências Humanas, Ensino Religioso, História, Língua Portuguesa
Vanessa Souza
Acesse a ficha do filme



Caro professor, a coleção de vídeos “Mulheres na história” apresenta a biografia de várias mulheres que ganharam notoriedade, então essa é uma ótima oportunidade para abordar vários assuntos nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, como o protagonismo feminino no cenário nacional. O episódio “Maria Firmina” apresenta a vida de uma maranhense que nasceu em 1822 e foi a primeira romancista brasileira.


A princípio, sugerimos que você, professor, faça uma contextualização sobre a realidade social e cultural brasileira no século XIX. Confira algumas temáticas fundamentais para elucidar a discussão antes e após a visualização da obra audiovisual:


- Independência do Brasil proclamada por Dom Pedro II (1822);


- Sentimento nacionalista e surgimento do Romantismo brasileiro (movimento artístico e literário);


- Movimentos abolicionistas e promulgação de leis, como: Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário e Lei Áurea.


Maria Firmina dos Reis foi uma mulher afrodescendente que ficou órfã aos 5 anos de idade e foi acolhida pela tia. A sua inspiração literária deu-se por meio da sua vivência e do contato com referenciais culturais e parentes desse meio.


Logo se formou como professora e foi a primeira mulher maranhense a ser aprovada em um concurso público para o cargo de professora do primário. Um fato marcante da sua vida decorreu dessa aprovação, visto que era um costume da época que homens negros e escravizados carregassem os aprovados nas costas para festejar. Maria Firmina se recusou e esse foi um dos diversos protestos da sua longa trajetória.


Maria Firmina se consagrou como a primeira romancista brasileira e teve uma forte influência na educação. Foi professora, poetisa, contista, cronista e escreveu charadas e ficção. Além disso, ela fundou a primeira escola mista do Maranhão e uma das primeiras do país sem separação por gênero.


As suas obras são carregadas de denúncia social, repúdio à escravidão e luta pela igualdade de gênero. Os escravos eram personagens importantes das suas produções literárias, mas ela não pôde assinar o próprio nome na publicação do seu primeiro romance (Úrsula, 1859), pois essa era uma atitude destinada somente a homens.


A sua última publicação foi o conto “A Escrava” (1887), no qual ela teve uma postura firme para dar voz às mulheres escravizadas, história baseada em fatos reais. Essa ilustre mulher morreu aos 95 anos e teve uma longa trajetória de luta.


A turma pode assistir ao vídeo e, depois, debater sobre dois assuntos pertinentes com base na mediação docente: a mulher como produtora intelectual e cultural no cenário nacional e o combate ao racismo e à desigualdade social.


Além da discussão em grupo, os alunos podem responder as seguintes questões com base no vídeo:


1. A primeira metade do século XIX foi marcada pelo Romantismo – escola literária e artística. Por que, em sua maioria, apenas os escritores homens ganharam reconhecimento?


2. Qual é a importância de conhecer a história de mulheres brasileiras afrodescendentes, como Maria Firmina?


3. O que Maria Firmina pensava sobre a escravidão?


4. Qual era a relação da escrita com Maria Firmina?


5. Por que a escravidão no Brasil é um desrespeito à dignidade humana?


6. Que atitudes podemos tomar para acabar com práticas de racismo nos dias atuais e respeitar a diversidade étnico-racial?


Cabe apontar que essas atividades devem instigar a reflexão até mesmo de alunos dos anos iniciais. Portanto, é importante estudar alguns conteúdos previamente e, se for o caso, responder as questões com a turma.


Com alicerce teórico na BNCC, é possível utilizar esse vídeo e as questões durante as aulas a partir das competências e habilidades nos componentes curriculares Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso.



EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF05GE02 - Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
EF04HI01 - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
EF05HI02 - Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
EF05HI04 - Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
EF05HI05 - Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
EF08HI11 - Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
EF08HI12 - Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
EF08HI14 - Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
EF08HI22 - Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
EF09HI03 - Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
EF09HI04 - Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
EF09ER06 - Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
EM13LGG101 - Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
EM13LGG201 - Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
EM13LGG302 - Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
EM13LGG303 - Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
EM13LGG304 - Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
EM13CHS102 - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Maria Firmina

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