Plano de Aula

GUERRA DO BRASIL

Guerra do Brasil
21/06/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências Humanas, Geografia, História
KATIA SOUZA
Acesse a ficha do filme



Caros professores, hoje vamos falar sobre a “Guerra do Brasil”, também conhecida como guerra do Paraguai ou guerra da tríplice aliança, que faz parte da série Inconveniências Históricas, um conjunto de obras audiovisuais com duração aproximada de  25 minutos.


A plataforma vem propor trabalho pedagógico com o episódio, oferecendo plano de aula com atividades que podem ser aplicadas no oitavo e nono ano do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, nas disciplinas de História e Geografia e em conformidade com as competências e habilidades propostas pela BNCC.


As atividades buscam analisar individualmente e em grupos, conceitos e conteúdos presentes no filme e testar os conhecimentos com perguntas que são acompanhadas de timecode. Os alunos podem responder às questões durante a exposição do filme ou ao final, conforme critério do professor.


O nome “Guerra do Brasil'' foi coberto de intencionalidade na narrativa imperial. Segundo essa interpretação, o acontecimento ficou conhecido como guerra do Paraguai e não guerra do Brasil, porque D.Pedro II queria imputar ao Paraguai toda a responsabilidade pela guerra. Todavia, a guerra não foi somente responsabilidade de Solano López, presidente do Paraguai, no período do conflito. Fizeram parte do embate: Brasil, Uruguai e Argentina.


Essa guerra foi iniciada de maneira grandiosa e enaltecedora do espírito de patriotismo. Porém, foi finalizada com a decadência econômica, política e social do Brasil, com a  queda do imperador, com o consumo dos cofres públicos e com um grande número de mortos.


A obra analisa o conflito ocorrido na segunda metade do século XIX, quando as elites gaúchas solicitaram tropas federais para dar suporte ao golpe militar de Venâncio Flores, no Uruguai. 


O então presidente do Paraguai retaliou o Brasil prendendo o navio Marquês de Olinda e invadindo o Mato Grosso. Concomitantemente,  declarou guerra à Argentina, por não ceder o território de Corrientes. 


As campanhas foram extremamente violentas, atingindo não só militares, mas também civis. 


O Paraguai perdeu grande parte da população e de seus territórios . O Brasil também se desestabilizou, perdendo muitas vidas e grandes recursos financeiros.


“A Guerra do Paraguai” foi um dos acontecimentos mais importantes do Segundo Reinado, no qual as forças militares do Brasil se envolveram. Foi o momento de maior destaque do Exército, instituição até então considerada de pouca importância 


Além disso, constituiu um evento decisivo para que a escravidão fosse colocada em xeque por uma parcela significativa da opinião pública, pois aos escravizados era dada toda a obrigação com a pátria. 


O recrutamento forçado insidia sobre a população negra,  os escravizados e os pobres, que não tinham propriedades ou proteção de pessoas poderosas. Um grande número de pessoas negras mortas nessas batalhas, foram compradas pelo Império ou foram incluídas em troca da dispensa dos seus senhores. Sendo assim, foram os mais atingidos e os menos reconhecidos.


Através da obra, na disciplina de história é possível identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito. Identificar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil; contextualizar os principais aspectos socio-culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil e formular questionamentos sobre a importância da participação da população negra na guerra e as consequências para o processo de abolição da escravidão. 


Na disciplina de geografia, os alunos poderão avaliar, através da obra, os processos de ocupação do espaço, a formação de territórios e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes , como Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas de cada país. E finalizar relacionando as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras entre os países envolvidos, a partir  do término da guerra.


PLANO DE AULA


A Guerra do Paraguai 


Duração: 2 aulas de 50min


Contexto histórico:Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Explique que definir o que causou uma guerra é sempre uma tarefa muito complicada para os historiadores. Guerras sempre são resultado de um conjunto de fatores que levam à decisão radical e violenta da intervenção militar. E que é por este motivo que os historiadores discutem até hoje o que realmente provocou a Guerra do Paraguai.


As guerras sempre envolvem vários choques de interesses entre países, disputas por riquezas naturais, terras ou rivalidades; antagonizam Estados nacionais que de certo modo sempre acreditam que a versão deles da situação é a verdadeira. Sendo assim, as guerras também produzem disputas pela verdade, e a História não está totalmente isenta desta disputa. As diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai que foram produzidas ao longo do tempo se relacionam de diferentes maneiras às disputas envolvidas.


O professor deverá informar que A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de 1864 a 1870 e colocou Brasil, Uruguai e Argentina como aliados contra o Paraguai. A guerra foi causada pelos diferentes interesses que existiam entre as nações platinas, na segunda metade do século XIX. O estopim para o início desse conflito, na visão paraguaia, deu-se quando o Brasil invadiu o Uruguai para lutar contra os blancos.


Na ótica brasileira, o estopim do conflito ocorreu quando os paraguaios aprisionaram uma embarcação brasileira — o vapor Marquês de Olinda. Em dezembro de 1864, os paraguaios atacaram o Mato Grosso, e em maio, Argentina, Brasil e Uruguai aliaram-se por meio do Tratado da Tríplice Aliança. O Paraguai foi oficialmente derrotado e Solano López foi morto em março de 1870.


A Guerra do Paraguai foi um dos acontecimentos mais importantes do Segundo Reinado. Além de ter sido o principal conflito no qual as forças militares do Brasil se envolveram, foi o evento que sintetizou o equilíbrio de forças entre os países da região conhecida como Cone Sul da América. Foi o momento de maior destaque do Exército, instituição até então considerada de pouca importância. Além disso, constituiu um evento decisivo para que a escravidão fosse colocada em xeque por uma parcela significativa da opinião pública. 


PLANO DE AULA


Propostas de atividades pedagógicas com o filme


1) Atividade pedagógica : 



  • Retome com os alunos quais foram as nações envolvidas e os principais interesses que levaram a esta guerra, como começou e como terminou.  3min15s, 3min40s e 2min44s

  • Análise do mapa. 4min44s

  • O recrutamento inicial. 5min22s

  • O recrutamento de negros, escravizados e pobres. a participação de escravos nas tropas brasileiras; a crítica contra a escravidão. 7min15s, 7min40s ,8min13s, 8min44s e 9min05s.

  • A violência da guerra. 11min03s, 11min20s e 11min50s.

  • O conceito de “Guerra do Paraguai”. 13min53s

  • Consequências da guerra. 14min52s

  • A desestabilização do Império. 19min34s 

  • A situação do Exército antes e depois da guerra e como se tornou uma instituição de destaque político no Império 20min12s e 20min35s

  • a destruição da economia industrial do Paraguai; 

  • o sistema eleitoral excludente no 2º Reinado e como é nos dias de hoje.


Oriente os alunos a formarem duplas e cada dupla deverá escolher um tema, escrever um texto e apresentar para a turma. O professor deverá transformar as frases afirmativas em interrogativas.


Classificação pedagógica:


1. Ensino Fundamental II 


Área do Conhecimento: Ciências Humanas


Disciplinas: História e Geografia


Público alvo: 8º e 9º


Habilidades: 


(EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.


(EF08HI17) Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com as tensões e conflitos durante o Império.


(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.


(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.


(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.


2. Ensino Médio 


Área do Conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


Disciplinas: História e Geografia


Público alvo: 1º e 2º  anos


Habilidade:


(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.


(EM13CHS106 ) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


 



EF08HI17 - Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com as tensões e conflitos durante o Império.
EF08HI18 - Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.
EF08HI20 - Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
EF09HI01 - Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
EF09HI04 - Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
EM13CHS106 - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
EM13CHS204 - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.




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