Plano de Aula

AS INFLUÊNCIAS DA CULTURA BRASILEIRA

Partido Alto
25/04/2008
Ensino Médio, Ensino Superior

Marilene Lima
Acesse a ficha do filme



No curta "Partido Alto", grandes mestres contam a história do samba e fazem apresentações deste gênero musical e sobre "como se dança" ao participar de uma roda de samba.
O gênero Partido Alto é um dos primeiros estilos de samba. Surgiu no início do século XX, mesclando formas (o partido-alto baiano) com outras mais modernas (samba-dança-batuques). De origem afro-baiana, é uma mistura de estilos musicais africanos e brasileiros.
O Samba Partido Alto é um estilo clássico de samba caracterizado pelo samba de roda e a criação de versos de improviso em relação a um tema. Possui riqueza rítmica e melódica semelhante aos "repentes", constitui-se por batida de pandeiro, um conjunto de instrumentos de percussão, acompanhado por um cavaquinho ou um violão. A harmonia do partido alto é sempre em tom Maior.
Era "cultivado apenas pelos sambistas de "alto gabarito" (daí a expressão partido-alto), foi retomado na década de 40 pelos moradores dos morros cariocas, já não mais ligado às danças de roda" (Volpato, s/d).
Mestre Candeia (Antônio Candeia Filho, 1935-1978), um de seus maiores expoentes, foi um líder carismático, afinado com as amarguras e aspirações de seu povo. Com o tempo, aprendeu violão e cavaquinho, começou a jogar capoeira e a freqüentar terreiros de candomblé. Estava se forjando ali o líder que mais tarde seria um dos maiores defensores da cultura afro-brasileira, pois: Arte negra era com ele mesmo.
Outros Grandes Mestres do Samba Partido Alto foram: Aniceto de Menezes e Silva Junior, Nilton da Silva, conhecido como Nilton Campolino, Nei Lopes, Bezerra da Silva, Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
o Origem do gênero musical Samba, estilo Partido Alto
o Grandes mestres do Samba Partido Alto
o Sua influência sobre outros tipos de samba
o Influência da cultura africana na formação da cultura brasileira em aspectos da vida cotidiana: música, alimentação, vestuário e vocabulário
o Influência dos repentistas no Samba Partido Alto
o Como se dança o Partido Alto, sua musicalidade em escolas de samba.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


o Estabelecer relação entre outras culturas e a nossa: influências e reciprocidade

o Refletir o quanto a cultura brasileira foi influenciada pela cultura africana (na música, na alimentação, no vocabulário e nos hábitos diários)

o Refletir sobre a importância do samba para a cultura brasileira.

Fases do trabalho:


1. Apresentação do curta "Partido Alto"

2. Pesquisar as origens do estilo musical samba Partido Alto

3. Pesquisar sobre os Grandes Mestres do estilo musical samba Partido Alto

4. Pesquisar sobre a influência da cultura africana nos hábitos musicais, alimentares, de vocabulários e hábitos cotidianos do Brasil

5. Pesquisar sobre os repentistas e sua relação com o estilo musical samba Partido Alto

6. Promover um debate sobre a influência africana e dos repentistas nordestinos no estilo musical samba Partido Alto

7. Criar uma roda de samba e apresentá-la à comunidade escolar.

8. Elaborar um folder/blog com informações sobre os Grandes Mestres do samba Partido Alto.



Orientações Didáticas:



- Introduzir uma discussão musical com os jovens a partir da audição de diversas músicas do gênero.

- Discutir os "apelos" que a música lhes provoca (eminentemente físico-corporais)

- Incentivar a criação de uma roda de samba.




Fontes e Sugestões para consulta:



AGUIAR, Joaquim. A poesia da canção. São Paulo: Scipione, 1996.



LOPES, Nei. Partido Alto: Samba de Bamba. São Paulo: Pallas, 2005.



MOURA, Roberto M. No princípio era Roda - Estudo sobre samba, partido alto e outros pagodes. São Paulo: Rocco, s/d.



VOLPATTO, Rosane. http://www.rosanevolpatto.trd.br/sambabrasil.htm



WIKIPEDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_alto.



Links para auxiliar na criação do folder/blog:

Samba:

http://www.bercodosamba.com/bio_aniceto.asp

http://br.geocities.com/vinicrashbr/artes/musica/samba.htm

http://br.geocities.com/biografiaschiado/HistoriaCuriosidades/HistoriadoSamba/Historiadosamba.htm

http://cliquemusic.uol.com.br/br/generos/Generos.asp?Nu_Materia=67

http://cliquemusic.uol.com.br/br/generos/Generos.asp?Nu_Materia=26

http://www.sambando.com/historia_do_samba.html

http://www.samba-choro.com.br/s-c/candeia.html

http://64.233.169.104/search?q=cache:Jk2gySL-j40J:www.logos.uerj.br/PDFS/26/13_LUIZA_REAL.pdf+versos+no+samba+partido+alto&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=10

http://64.233.169.104/search?q=cache:xjaDk_nYgJIJ:www.hist.puc.cl/iaspm/rio/Anais2004%2520(PDF)/ReginaMariaMeirellesSantos.pdf+versos+no+samba+partido+alto&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=11



Influência Africana em nossa cultura:

http://www1.ibge.gov.br/brasil500/negros/hercultural.html

http://www.consciencia.net/2005/1221-neilopes.html

http://www.culturanegra.com.br/africanalinguaportuguesa.htm



Cultura e Hábitos Nordestinos:

http://www.ceara.com/repentistas.htm




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)