Plano de Aula

O DIA QUE DUROU 21 ANOS - PRIMEIRO FESTIVAL DE HISTÓRIA POLÍTICA DO TAMANDUÁ EDU

Episódio 3
06/08/2021
Ensino Médio
Ciências Humanas, Geografia, História, Sociologia
yambanis
Acesse a ficha do filme



Caro professor, estamos diante de um documentário com inúmeras possibilidades didáticas. Sugerimos que, antes da exibição do filme, alguns temas já tenham sido tratados, subsidiando a compreensão aprofundada da temática central do objeto cinematográfico - a implantação da Ditadura Militar Brasileira de 1964:
- O posicionamento norte-americano nas duas Grandes Guerras Mundiais;
- A expansão capitalista norte-americana pós Primeira Guerra Mundial;
- A Política da Boa Vizinhança;
- O contexto da Guerra Fria e a polarização ideológica;
-A Aliança para o Progresso.
Dessa forma, acreditamos que os estudantes poderão compreender de maneira mais significativa as abordagens privilegiadas no filme.
Como estratégia didática, sugerimos que você forme grupos de estudo, atribuindo a cada um deles um segmento do filme, conforme disponibilidade no nosso site. A orientação é que todos os grupos além de assistirem ao filme na íntegra, também explorem e aprofundem o segmento que lhes couber. Ao atribuir aos grupos uma parte do filme como foco de estudo, disponibilize o roteiro que virá explicitado a seguir, de forma não só a orientar o olhar dos alunos para seus aspectos relevantes, como também a orientá-los na elaboração de uma apresentação, que pode ser em PPT ou outro meio que possa ser compartilhado com os colegas. A tradicional forma de seminário estará visualmente sustentada por imagens, documentos, excertos e explicações, proporcionando a compreensão do filme por meio do exercício das explanações orais desenvolvidas pelos componentes dos grupos.
Esclareça aos alunos que as questões não têm por objetivo levá-los a produzir respostas formais, mas ajudá-los a focar em aspectos relevantes do filme e elaborar registros para que sejam discutidos em grupo e, posteriormente, socializados com a classe.
ROTEIRO ORIENTADOR
SEGMENTO 1:
- Quais os interesses norte-americanos no Golpe Militar de 64?
-Em que medida o Presidente João Goulart representava uma ameaça aos interesses norte-americanos e das elites brasileiras?
-Qual o papel do Embaixador Lincoln Gordon na articulação do gole militar?
-Como se pode interpretar o mito da convergência brasileira à esquerda? Em quais circunstancias isso ocorre na História do Brasil?
-Que reformas propunha João Goulart? Como ele se posicionou diante das pressões norte-americanas?
-De que forma a experiência cubana influenciou o que ocorreu no Brasil em 64?
-Qual o papel do poder econômico na difusão do Golpe Militar?
SEGMENTO 2:
- O que se entende por reformas de base propostas por João Goulart?
-Qual o impacto do comício na Central do Brasil? Qual o seu significado político?
-Como a imprensa retratava as controvérsias entre os que apoiavam João Goulart e os que apoiavam os setores conservadores?
-Em que medida estar contra os interesses capitalistas americanos era ser adepto ao comunismo no Brasil dos anos 60?
-Qual o significado da reforma agrária no contexto social brasileiro da época e da atualidade?
-O que foi a Marcha pela Família com Deus pela Liberdade? Qual seu papel no contexto do Golpe Militar?
- Qual o papel do apoio bélico norte-americano ao Golpe de 64?
-Qual a compreensão de liberdade explicitada pelos EUA?
-SEGMENTO 3:
- Qual o papel do Congresso Brasileiro na instituição do Golpe Militar?
-Em que medida as instituições democráticas foram utilizadas para dar ares de legalidade ao golpe?
-Na década de 1964, era explícita para a maioria da população brasileira a vinculação dos EUA ao golpe militar?
- Qual a relação entre a implantação do golpe militar e a repressão e cassação de mandatos políticos?
- Qual o papel dos Atos Institucionais na manutenção da Ditadura Militar?
- Que medidas explicitam o endurecimento do regime pela chamada “linha dura” do exército?
-O que foi o Ato Institucional AI5 e seu impacto político?
Após a exibição do filme, estudos em grupo e socialização em forma de seminário proponha um debate a partir da seguinte questão:
Após a experiência de O DIA QUE DUROU 21 ANOS, podemos considerar que a democracia brasileira se encontra ameaçada novamente? O que é necessário para fortalecê-la?
A partir desse processo de estudo e debate, as seguintes competências e habilidades da BNCC poderão ser contempladas:
1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
5- Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
6- Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
(EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
(EM13CHS604) Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.

EM13CHS606 - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
EM13CHS602 - Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
EM13CHS604 - Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.
EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

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