O documentário Conexões pode ser trabalhado com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ele é pertinente porque aborda uma temática atual e que permeia a vida da maioria dos estudantes: a internet.
O documentário entrevista algumas pessoas importantes a nível mundial, que discutem acerca do mundo conectado, como: o filósofo John Gray; a cientista de dados Letícia Pozza; a socióloga Saskia Sassen; o escritor Valter Hugo Mãe; o biólogo Richard Dawkins; o escritor Fernando Savater e o sociólogo Richard Sennett.
A internet representa um campo de possibilidades, mas também de ameaças, já que ela é operada por seres humanos e, portanto, está sujeita a falhas, pois as pessoas falham. Com a internet, a comunicação pode ser feita de variadas formas, por exemplo, por meio de plataformas e mídias sociais. Ela também permite o monitoramento de dados, que são úteis para prever ou antecipar alguns fatos que poderiam acontecer sobre determinado tópico.
Nesse sentido, o vídeo aborda a ideia de inteligência coletiva: o conhecimento é construído e expandido por causa da colaboração entre os indivíduos. Contudo, esse conceito é permeado por ambiguidades segundo os entrevistados.
Essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor, proporcionar uma reflexão coletiva sobre o documentário, além de outras atividades que abordam os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.
A partir do vídeo, é possível discutir temáticas como:
- Linguagem e comunicação na internet;
- Difusão e monitoramento de dados e informações;
- Ferramentas, como o Big Data;
- Benefícios x malefícios da internet;
- Cidadania, direitos e igualdade.
Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.
ENSINO FUNDAMENTAL
Linguagens
10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
(EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.
ENSINO MÉDIO
Linguagens e suas tecnologias
7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
(EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
(EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.