Plano de Aula

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Eficiência Energética
18/03/2022
Ensino Médio
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Geografia, Biologia, Sociologia
Tereza Ribeiro
Acesse a ficha do filme



Caro professor, o documentário Eficiência Energética pode ser trabalhado com nossos alunos do Ensino Médio, com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), envolvendo principalmente as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.


Trata-se de um documentário de 26 minutos, que propõe uma reflexão sobre a nossa dependência de energia elétrica e, ao mesmo tempo, o desperdício que provocamos através de nossos hábitos. Uma contradição, ilustrando que a conta não fecha. 


Ao percorrer áreas do Rio de Janeiro, o vídeo segue alguns moradores e nos conta, através da relação deles com a Light (companhia responsável pelo abastecimento de energia no estado), como hábitos sustentáveis começam com atitudes simples. 


Em “Eficiência Energética”, podemos observar como essas atitudes estão relacionadas à importância da cidadania e à realidade socioeconômica de cada um deles, o que nos acrescenta a reflexão sobre estereótipos de comunidades, empatia, necessidade de soluções e alternativas de inclusão social.


O material pode ser usado com o objetivo de ajudar os alunos a entenderem a questão da energia, o que é eficiência energética, sua importância e que a responsabilidade de se manter hábitos de consumo sustentáveis é de indivíduos, empresas e governos. Uma responsabilidade, portanto, individual e coletiva.  


Nos lembra ainda que usamos energia de maneira direta e indireta, que há impactos na obtenção de energia não limpa, mas que também há alternativas. Nos mostra a necessidade, cada vez maior, de aumentarmos nossa eficiência energética, de alinharmos nossos hábitos de consumo à disponibilidade de energia elétrica e dos recursos naturais, orientando como a energia pode ser sustentável.


Alinhado com a BNCC, este documentário colabora para que nossos alunos desenvolvam um novo olhar sobre o mundo que os cerca e que procurem agir sob princípios da sustentabilidade e do bem comum.


Essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor, proporcionar uma reflexão coletiva sobre o documentário, além de outras atividades que abordam os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.


A partir do vídeo, é possível discutir temáticas como:



  • Fontes de energia renováveis e não-renováveis.

  • O que é eficiência energética e quais são suas vantagens?

  • Relação entre consumo, desperdício e disponibilidade de recursos naturais.

  • Obtenção de energia poluente, seus impactos e alternativas.

  • Uso consciente de energia elétrica.

  • Usos diretos e indiretos de energia.

  • Relação entre Educação, cidadania e eficiência energética.

  • Importância de programas de inclusão social.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO MÉDIO


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.


(EM13CHS301) Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.


(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.


(EM13CHS304) Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.


6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.


(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.


Ciências da Natureza e suas Tecnologias


1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.


(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.


3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).


(EM13CNT308) Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.


(EM13CNT309) Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.


(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.



EM13CNT106 - Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.
EM13CNT309 - Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.
EM13CHS301 - Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
EM13CHS303 - Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
EM13CHS304 - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
EM13CHS306 - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)