Caro professor, preparamos um plano de aula com propostas de utilização do documentário “1917: Construindo a Revolução Russa”, de direção de Stan Neumann e finalizado em 2017. Contando com uma narração linear, que permite compreender a ordem e a lógica dos fatos que levaram à Revolução Russa, o filme lança mão de imagens de arquivo, animações gráficas, mapas, fontes escritas e interpretação de personagens históricos por parte de atores. Com este rico material, as possibilidades de trabalho são vastas, podendo ser aproveitadas através de atividades interdisciplinares das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio.
Em História, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- O encadeamento dos fatos e as motivações dos personagens históricos;
- O que foram o Governo Provisório e os Sovietes;
- As causas do movimento e os grupos envolvidos: bolcheviques, mencheviques, camponeses, soldados, operários;
- Os direitos das mulheres e a participação feminina na revolução;
- A revolução inserida no contexto da Primeira Guerra Mundial;
- A análise de fontes históricas presentes no filme, como as imagens audiovisuais, trechos de discursos, de cartas e de artigos.
Em Geografia:
- A crise econômica e política que levou à revolução;
- O contexto territorial russo às vésperas da revolução e durante a Primeira Guerra;
- O modelo de governo ditatorial;
- A propaganda como instrumento de poder.
Em Literatura:
- Quem foi Máximo Gorki e o seu papel na revolução;
- A literatura soviética: ideologia política e literatura.
Em Artes:
- metalinguagem do documentário: quem é o diretor, como foram feitas as escolhas das imagens e da narrativa, e qual o contexto da produção do filme;
- História da arte e do design a partir da arte construtivista russa, presente tanto em imagens do documentário quanto nas animações inspiradas nesta estética.
Em Filosofia e Sociologia:
- A filosofia marxista e a sua aplicação na revolução e no regime soviético;
- Lênin e a adaptação da filosofia marxista ao contexto econômico e social;
- As transformações políticas, sociais e econômicas provocadas pela revolução.
Para complementar a elaboração dos projetos didáticos, selecionamos algumas referências:
SILVA, J. M. da. (2014). Fontes históricas em sala de aula: instrumentos para a prática da criticidade. Revista Profissão Docente, 14(30), 34–41. Disponível em: https://revistasdigitais.uniube.br/index.php/rpd/article/view/844 Acesso: 9 mar. 2020.
MANZANO, S. A mulher na Revolução Russa. Revista Lutas Sociais, v. 21 n. 38 (2017): 100 anos da Revolução de Outubro. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ls/article/view/33249 Acesso: 9 mar. 2020.
SIRELLI, P. M. CRUZ, S. S. O protagonismo das mulheres na Revolução Russa: dos antecedentes ao legado. Revista do NIEP- Marx e marxismo. V. 5 n. 9 (2017). Disponível em: https://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/article/view/229 Acesso: 9 mar. 2020.
ZARDO, G. L. A propaganda política Soviética (Monografia Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda). Porto Alegre: UFRGS, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/25590 Acesso: 9 mar. 2020.
CAMPOS, M. D. de. Gorki e a engenharia da alma: o herói positivo e o novo homem soviético em A mãe. Belo Horizonte: UFMG, 2019. (Dissertação: Mestrado) Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/LETR-BBTJY5 Acesso: 10 mar. 2022.
FRANK, J. Pelo prisma russo: ensaios sobre literatura e cultura. São Paulo: Edusp, 1999. Disponível em: encurtador.com.br/vBJMQ Acesso: 10 mar. 2022.
SANTOS, L. S. dos. Construtivismo Russo: a arte e o design gráfico dos cartazes soviéticos. 2014. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/693 Acesso: 10 mar. 2022.
FARIAS, F. B. de. A Revolução Russa e o marxismo do século XX. Revista de Políticas Públicas, vol. 22, pp. 87-128, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3211/321158844004/movil/ Acesso: 10 mar. 2022.
Sugerimos que uma questão central seja proposta pelos educadores após a exibição do filme e, a partir dela, sejam estabelecidas as atividades de aprofundamento das temáticas. Outra sugestão é a de propor uma atividade introdutória antes mesmo da exibição do documentário, com o objetivo de preparar o olhar dos educandos para a análise, partindo da questão-problema central. Em seguida, dar continuidade às atividades a partir das questões trazidas pelos educandos.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
Na Área de Linguagens e suas Tecnologias:
1- Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
(EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
2- Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
(EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
4- Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.
(EM13LGG401) Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
6- Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
Na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
2- Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
4- Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.