Caro professor, a série documental “1945-1953: Da 2a Guerra Mundial à Guerra Fria”, de direção de Emilie Lançon e finalizado em 2018, apresenta uma perspectiva sobre o final da Segunda Guerra Mundial e o desenrolar dos fatos que levaram às tensões da Guerra Fria. Dividida em dois episódios, a série apresenta uma narração linear, embasada por imagens de arquivo, documentos, fotografias, testemunhos e depoimentos de especialistas. Um rico material para ser trabalhado inclusive de forma interdisciplinar, nas aulas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio.
Neste plano de aula, preparamos propostas de utilização do episódio 1: “Yalta, os três grandes em conflito”, que apresenta o desenrolar da Conferência de Yalta, realizada em 1945, com a presença de Franklin D. Roosevelt, Winston Churchill e Joseph Stalin, com o objetivo de decidir o destino da Europa e do mundo após a derrota alemã e o fim da Segunda Grande Guerra.
Em História, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- A importância da Conferência de Yalta.
- A necessidade por parte dos Estados Unidos do apoio da URSS na guerra contra o Japão.
- A criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
- A divisão da Alemanha e de Berlim.
Em Geografia:
- Os interesses ideológicos, políticos e econômicos de cada país envolvido na Conferência de Yalta.
- A posição da Inglaterra e de Churchill frente às potências Estados Unidos e URSS.
- A estratégia de escolha da cidade de Yalta para a Conferência.
- A questão da Polônia pós-segunda guerra.
Em Artes:
- Metalinguagem do documentário: quem são os diretores, como foram feitas as escolhas das imagens, da narrativa e dos entrevistados, e qual o contexto da produção do filme.
Em Filosofia e Sociologia:
- O equilíbrio entre as disputas ideológicas e as alianças necessárias naquele momento.
Para complementar a elaboração dos projetos didáticos, selecionamos algumas referências:
BRAVO, J. dos S. A formação de uma nova ordem internacional após a Segunda Guerra Mundial. V Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. Universidade de Santa Cruz do Sul, 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/veeri/article/view/13250 Acesso: 30 mar. 2022.
COSTA, I. Reestruturação da Europa pós-segunda guerra (1945-1968): um estudo sobre as causas e consequências geopolíticas e econômicas do sistema mundial. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/7987/d62fb8ffad645b805767597035cb7ec9.pdf?sequence=1 Acesso: 30 mar. 2022.
DOBBS, M. Seis meses em 1945: Roosevelt, Stalin, Churchill e Truman - da Segunda Guerra à Guerra Fria. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
GRASS, P. L. Geopolítica e Soberania Russa: algumas considerações sobre uma nova Yalta. Revista Intellector, 17(34), 03–23. 2021. Disponível em: http://revistaintellector.cenegri.org.br/index.php/intellector/article/view/342 Acesso: 30 mar. 2022.
HAMMES, L. J. ZITKOSKI, J. J. BOMBASSARO, L. C. Ética, educação e direitos humanos. Signos. v. 34, n. 1 (2013). Disponível em: http://www.meep.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/742 Acesso: 30 mar. 2022.
VASCONCELLOS, C. E. MANSANI, R. de S. As conferências internacionais de Yalta e Potsdam e sua contribuição à construção da hegemonia econômica internacional norte americana no capitalismo do pós 2ª Guerra Mundial. Revista Relações Internacionais do Mundo Atual. V. 2, n. 16 (2013). Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RIMA/article/view/731 Acesso: 30 mar. 2022.
VIZENTINI, P. G. F. O Sistema de Yalta como condicionante da política internacional do Brasil e dos países do Terceiro Mundo. Revista Brasileira de Política Internacional. Número 40, v.1, pp. 5-17, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/zjV7ZPPTVpzBkwz5Y96zZMh/?format=pdf&lang=pt Acesso: 30 mar. 2022.
Sugerimos que uma questão central seja proposta pelos educadores após a exibição do episódio e, a partir dela, sejam estabelecidas as atividades de aprofundamento das temáticas. Outra sugestão é a de propor uma atividade introdutória antes mesmo da exibição do documentário, com o objetivo de preparar o olhar dos educandos para a análise, partindo da questão-problema central. Em seguida, dar continuidade às atividades a partir das questões trazidas pelos educandos.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
Na Área de Linguagens e suas Tecnologias:
1- Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
(EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
2- Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
(EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
6- Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
Na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
2- Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
6- Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.)
(EM13CHS604) Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.(EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.