Caro professor, neste documentário, o poeta, compositor, filósofo e imortal da Academia Brasileira de Letras, Antonio Cicero encontra o também poeta, compositor e artista pop Arnaldo Antunes para um bate papo reflexivo sobre o processo de composição poética e as subjetividades das canções. Juntos, eles falam também sobre semelhanças e diferenças em seus processos de criação.
A partir do diálogo entre esses dois artistas contemporâneos, é possível que você, professor, possa também promover um debate em sala de aula no Ensino Médio e por que não promover atividades literárias teóricas e práticas, que possam mostrar mais do processo criativo dos poetas e das suas inspirações.
A trajetória poética de Arnaldo Antunes é inspirada primeiramente pela influência do Concretismo e também por alguns poetas por ele admirados, como Mallarmé. Arnaldo transita nas suas composições entre poemas visuais, bem como obras mais tradicionais, mesmo sob influência de movimentos sociais, como a contracultura.
Já Antonio Cicero escreve poesia desde jovem, mas seus poemas só apareceram para o grande público quando ele passou a apresentar as versões musicadas desses poemas. Sob influência poética de Carlos Drummond de Andrade, o Antonio Cicero está na coletânea Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século XX.
Em comum, os dois começaram no universo poético a partir da criação de letras de músicas. Ao longo do documentário, Arnaldo e Antonio Cicero fazem menção a diferentes ícones das literaturas de Língua Portuguesa, como José de Alencar e Luís de Camões, além de analisar suas próprias composições poéticas.
A partir do documentário, é possível promover a reflexão em sala de aula sobre alguns temas que fazem parte das esferas e influências artísticas que permeiam o trabalho dos dois poetas, tais como:
- literatura;
- criação artística;
- música popular brasileira.
Ainda, o documentário possibilita diversas oportunidades pedagógicas para os componentes curriculares Língua Portuguesa, Artes (principalmente a música) e Literatura. Pensando também nos Itinerários Formativos do novo Ensino Médio, os temas apresentados no documentário Vivendo Mortes e Morrendo Vidas também possibilitam um olhar articulado entre os componentes curriculares da área de Linguagens e Suas Tecnologias.
Assim, uma sugestão de atividade prática é a interpretação individual ou coletiva dos poemas dos artistas, bem como a prática literária em criar poemas informais e visuais, de forma descompromissada. Também é possível explorar as potencialidades das novas tecnologias da informação e da comunicação e explorar as canções de Arnaldo Antunes e as composições criadas por Antonio Cicero em atividades mais práticas que contemplem o uso de podcasts e vídeo clipes.
Competências e habilidades da BNCC - Linguagens e suas Tecnologias
Competência Específica da Área 1
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
(EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
Competência Específica da Área 3
Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
Competência Específica da Área 6
Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
Competência Específica da Área 7
Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
(EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.
(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
Habilidades específicas Língua Portuguesa
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
(EM13LP24) Analisar formas não institucionalizadas de participação social, sobretudo as vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e formas de expressão típica das culturas juvenis que pretendam expor uma problemática ou promover uma reflexão/ação, posicionando-se em relação a essas produções e manifestações.
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.