Plano de Aula

URUGUAI - NA VANGUARDA

Uruguai - Na Vanguarda
08/04/2022
Ensino Médio
Ciências Humanas, Geografia, História, Sociologia
KATIA SOUZA
Acesse a ficha do filme



O documentário Uruguai na Vanguarda retrata a questão dos movimentos sociais e as reivindicações por direitos humanos para saldar dívidas antigas e fazer reparações históricas, pois diversos grupos sociais tiveram seus direitos negados e não reconhecidos por lei. Descreve como as leis foram instaladas e regulamentadas de forma inovadora, nas agendas políticas a partir das discussões públicas iniciadas no final do século XX.


No decorrer das décadas de 1980 e 1990 os movimentos feministas, negros, LGBTQIA+ , de regulamentação da cannabis, entre outros, ganharam mais visibilidade.


De forma pioneira, a  população uruguaia sob governo do presidente José Mujica, iniciou a conquista da legalização do casamento de pessoas de mesmo sexo, a regulamentação da cannabis, a interrupção voluntária da gravidez e retomou a pauta do racismo com a as leis de cotas para afrodescendentes.


A obra analisa a conjuntura da segunda metade do século XX até os dias atuais, quando vários países da América Latina foram marcados por ditaduras, que reprimiram os movimentos sociais. 


Com o início do processo de democratização no Uruguai, pautas como o racismo, o lugar dos afrodescendentes na sociedade, a resistência dessas populações para além do campo cultural, como o candombe tomaram visibilidade.


Questões como a participação das mulheres na sociedade, a lei de cotas, a despenalização do aborto, a criação de políticas específicas a nível estrutural, o matrimônio igualitário e a regulamentação da maconha como um assunto de saúde pública, passam a fazer parte do cenário de mudança, para um país que anseia por uma sociedade mais ampla, mais democrática e que seja de todos e de todas.


O documentário “Uruguai na Vanguarda” narra o pioneirismo do país no que diz respeito à discussão de pautas e regulamentação de leis referentes à defesa dos direitos humanos. A agenda política uruguaia, a partir da década de 80,  contou com o  processo de mudanças da normatividade internacional e com o histórico de um Estado laico e uma Igreja Católica fraca.


Assim, questões como mudança de identidade, casamento entre iguais, lei de cotas para mulheres na política, direitos sexuais e reprodutivos, racismo, resistência do candombe, direito de usar legalmente a cannabis passaram a fazer parte do debate público e político, gerando um conjunto de leis que colocaram o Uruguai em posição de destaque em relação a vários países.


Porém o filme não se limita a discutir a normatividade, mas também a aplicabilidade das mesmas, analisando as barreiras, os obstáculos e as permanências presentes no cotidiano da sociedade uruguaia.


Com duração aproximada de 72 minutos , o professor poderá trabalhar o conceito de movimentos sociais, como grupos formados com o objetivo de promover mudanças sociais e políticas, esclarecendo que os mesmos se unem para promover mudanças específicas, de acordo com seus anseios de inclusão social, uma vez que a constituição de qualquer país deve assegurar direitos básicos e essenciais, levando em conta as diferenças regionais e particularidades exclusivas de cada grupo. 


Para orientar o  planejamento e auxiliar o cotidiano escolar do professor, a plataforma disponibiliza plano de aula com sequência didática referentes ao conteúdo do filme, que contam com atividades individuais e em grupos, teste de conhecimentos com gabarito e acompanhados de timecode, marcando os minutos e segundos nos quais os alunos poderão encontrar as respostas durante a exibição da obra ou no final, conforme critério estabelecido pelo professor. 


As atividades possibilitam analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade e identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas, como no Brasil e Uruguai. Assim como também busca promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.


Diversas formas de violação de direitos são ressaltadas no documentário: não só do tipo penal, mas violência como assédio moral, trabalhista, psicológico; situações de exclusão nos sistema de seleção de pessoal, em lugares de recreação, dentro dos próprios lares, nos quais as vítimas se encontram em situação de desproteção. Possibilitando avaliar junto aos alunos quais os mecanismos para combatê-los, com base em argumentos éticos.


Através da obra o professor(a) poderá  formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas e problematizar formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.


E por fim conhecer os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuam para a formação de sujeitos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, a convivência democrática e a solidariedade. Porque é através da relação movimento social e educação, como a  interação dos movimentos com instituições educacionais e de fóruns de pesquisa e de produção teórico-metodológica,  que podemos construir uma sociedade mais democrática.


PLANO DE AULA


Tema da aula: MOVIMENTOS SOCIAIS (Educação para a diversidade)


Conteúdo: Movimentos sociais como fenômenos históricos, características, como se formam, o que reivindicam, legislação e obstáculos na vida cotidiana.


1. Atividade pedagógica: o professor(a) apresentará o tema da aula e trabalhará:



  • O conceito de movimento social.” O que são movimentos sociais?”


Os movimentos sociais surgem de ações combativas advindas de uma população que partilha de interesses comuns, podendo ser tanto uma iniciativa revolucionária, quanto um movimento pacífico. O conceito de movimentos sociais pode ser definido como a ação coletiva de um dado grupo da sociedade que se organiza com o objetivo de promover modificações sociais e políticas, dentro de um contexto específico.



  • Localizar esses movimentos no tempo e no espaço.  

  • Apresentar o filme “Uruguai na Vanguarda” e pedir para que identifiquem quais os movimentos sociais se destacam na obra.

  • Qual a identidade, os objetivos presentes no movimento social, as conquistas e as barreiras encontradas?

  • Analisar as causas do vanguardismo uruguaio.

  • Movimento Negro.

  • Movimento LGBT.

  • Movimento feminista - aborto.

  • Movimento pela legalização da maconha.


O professor(a) irá solicitar que os alunos realizem pesquisas em jornais, revistas, e em outras mídias sociais sobre o movimento social que lhe foi atribuído e solicitar a apresentação pelos alunos de um quadro comparativo do movimento, no Brasil e no Uruguai, destacando avanços, recuos, legislação obstáculos para a plena realização de conquistas.


2. Atividade pedagógica


No dia da apresentação, o professor(a) poderá finalizar a atividade com um debate crítico e comparativo entre os seminários que foram apresentados. Uma estratégica que se pode adotar é a de localizar os pontos de convergência e divergência existentes entre os movimentos sociais que foram apresentados, através de uma tabela de sistematização feita na lousa.


As apresentações deverão contemplar:



  • Contexto histórico de surgimento do movimento social em questão;

  • A classificação do movimento social;

  • A identidade do movimento social;

  • Suas ações propositivas.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO MÉDIO


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.


(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.


(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.


(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.


(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).


(EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.



EM13CHS501 - Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
EM13CHS504 - Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

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