Plano de Aula

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEL

Consumo e Produção Responsável
18/04/2022
Ensino Médio
Ciências Humanas, Geografia
Tiago
Acesse a ficha do filme



O documentário “Consumo e produção responsável” faz parte da série “Cidades Possíveis” e traz um questionamento oportuno e atual: “os passos que estamos dando são suficientes para que a gente reverta a tempo os problemas ambientais e sociais?


O consumo e a produção responsável ainda está longe de se mostrar eficiente para a sociedade atual e futura, cabendo a nós fazer uma reflexão de como podemos produzir de forma menos impactante ao meio socioambiental e como devemos consumir de forma consciente. 


O documentário apresenta a fala de diversos representantes de institutos, ONGs e empresas que visam promover o processo de reutilização de resíduos sólidos e desenvolver a reflexão do estilo de vida da sociedade atual. Desenvolvendo, assim, um contexto crítico sobre o modo como descartamos o que consumimos e o processo de produção. A geração de resíduos sólidos toma, em alguns momentos, o centro do documentário para explorar o pensamento do que é realmente o lixo, fazendo uma interligação à necessidade mais que urgente da reutilização de materiais no viés de reciclar, reutilizar, repensar, reduzir etc.


O plano de aula pode ser aplicado e adaptado para o Ensino Médio e, como sugestão, o professor deve inicialmente apresentar e explicar os temas: consumismo, consumo consciente, logística reversa, produção, resíduos sólidos, lixo. Dessa forma, é possível fomentar o senso crítico dos alunos sobre seu modo de vida e a geração de lixo no seu dia a dia, deixando sempre uma pergunta para elevar a percepção.


Em um segundo momento de explanação dos conceitos, deve-se conduzir a assistir ao documentário, no qual terá exemplos de como devemos lidar com aquilo que muitas vezes consideramos como “lixo”.


Após essa etapa, vale debater questões como mudança no estilo de vida para que não haja mais desperdício ou descartes desnecessários que promovam problemas ambientais.

Para finalizar, seguem algumas opções de questões para servirem como avaliação.


Este plano está previsto para ser realizado em duas aulas de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as competências e habilidades de Geografia (Ensino Médio, na Área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) que constam na BNCC:


Explicação do Tema: Consumo e Produção Responsável.

Duração: 25 min


Exibição do Documentário: Consumo e Produção Responsável.

Duração: 25 min


Proponha que os alunos fiquem em grupos para discutir melhorias no seu estilo de vida no que tange ao consumo consciente, ao desperdício e o que pode ser feito para tornar os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) práticas no dia a dia. Apresentação das reflexões das propostas das soluções de cada grupo.

Duração: 25 min


Avaliação - Resolução De Questões.

Duração: 25 min


A exibição do documentário Consumo e Produção Responsável, o debate, a discussão da proposta vai de encontro a formação do aluno protagonista e fomenta as competências e habilidades destacadas na BNCC na Área das Ciências Humanas e Sociais aplicadas para o Ensino Médio:


(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).


(EM13CHS301) Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.


(EM13CHS302) Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade


(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.


(EM13CHS304) Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.


(EM13CHS305) Analisar e discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis.


(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

 



EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
EM13CHS301 - Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
EM13CHS303 - Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
EM13CHS304 - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
EM13CHS305 - Analisar e discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis.
EM13CHS306 - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).




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