Neste plano de aula preparamos propostas para a utilização do episódio “Patrimônio da Caatinga”, o primeiro da série “Ecologia e Meio Ambiente”. O episódio dirigido por Toni Nogueira e Sérgio Túlio Caldas foca na Caatinga piauiense e aborda diversos assuntos relacionados à riqueza cultural e arqueológica, além da diversidade de fauna e flora desse bioma.
Ao dar voz para cientistas e moradores, o episódio populariza o conhecimento científico que a região gera e valoriza o saber popular que enriquece a cultura local.
Com esse material, é possível trabalhar tanto com os anos finais do Ensino Fundamental, quanto com o Ensino Médio em disciplinas das áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (principalmente Geografia e História) e das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (principalmente Biologia). A interdisciplinaridade também pode ser facilmente estimulada, já que o conteúdo do episódio transpassa essas áreas do conhecimento a todo momento.
Em História, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- A colonização como um fator importante no entendimento da degradação ambiental;
- Pré-história e arte rupestre;
- Teorias e evidências sobre os primeiros habitantes das Américas;
- Patrimônio arqueológico brasileiro: sítios arqueológicos pelo país, descobertas e referências sobre o assunto (Peter Lund, por exemplo).
Em Geografia:
- Formação dos rios da região há milhares de anos;
- Assoreamento dos rios;
- Características geográficas e do solo da Caatinga;
- Tipo de vegetação que compõe e está adaptada ao bioma;
- Características do bioma da Caatinga.
Em Biologia:
- Espécies endêmicas e relictuais;
- Impactos das queimadas e desmatamento na região;
- Evolução e seleção natural de organismos resistentes às secas da Caatinga;
- Tipo de vegetação que compõe e está adaptada ao bioma;
- Animais da paleontologia brasileira (tigre-dentes-de-sabre e preguiça-gigante, por exemplo);
- Diferença entre paleontologia e arqueologia;
- Importância de áreas de preservação ambiental, como o Parque Nacional da Serra da Capivara.
Sugerimos que você use uma dinâmica para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática, principalmente porque a Caatinga já sofre com alguns estereótipos que podem ser discutidos em sala de aula. Partindo desse levantamento, é possível elaborar atividades que exercitem questionamentos e ascendam discussões considerando o que foi abordado no documentário e o que seus estudantes já sabem sobre o assunto.
Como o documentário dialoga bastante entre os campos do conhecimento já citados nesse plano de aula, também indicamos que você pense as atividades em conjunto com professores dessas áreas para explorar o potencial de ensino do episódio.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
Nas Áreas da Ciências da Natureza:
No Ensino Fundamental II
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
No Ensino Médio
2- Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
(EM13CNT208) Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.
Na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
No Ensino Fundamental II
Geografia
(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
História
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
No Ensino Médio
1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
3- Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
(EM13CHS302) Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.