Neste plano de aula preparamos propostas para a utilização do episódio “No reino das mães”, presente na série “Imagens do Inconsciente”. O episódio de Leon Hirszman tem como tema principal a pintora, escultora e artesã brasileira Adelina Gomes e suas obras.
A interpretação de peças artísticas produzidas por Adelina são o combustível para contar sua história e mergulhar na luta interna da artista para recuperar elementos de sua feminilidade a partir da libertação de traumas causados pela relação com sua mãe. Ao focar em uma artista brasileira, negra e de origem humilde, o episódio também atua fortalecendo artistas nacionais e ajuda a divulgar suas obras de modo contextualizado.
Com esse material, é possível trabalhar com estudantes do Ensino Fundamental II (principalmente os anos finais) e do Ensino Médio dentro da área da e Linguagens e suas Tecnologias (principalmente na disciplina de Arte).
Em Arte, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- A arte como forma de expressão do consciente e inconsciente;
- Artistas brasileiros;
- Obras de artistas brasileiros negros;
- Arte como instrumento de reabilitação psicossocial de pacientes com transtornos mentais.
A interdisciplinaridade também pode ser facilmente estimulada com o episódio, já que o conteúdo transpassa outras áreas do conhecimento a todo momento. Por exemplo, é possível trabalhar em conjunto com a disciplina de História para destrinchar alguns dos mitos que foram utilizados na interpretação das obras de Adelina Gomes. Também é possível falar do papel desses mitos em outras áreas, como a psicanálise, abordagem da psicologia muito utilizada até hoje.
Outra discussão importante é sobre a polêmica da internação em hospitais psiquiátricos como parte do tratamento de pessoas com transtornos mentais, fazendo uma comparação de instituições atuais e antigas, como o Hospital Psiquiátrico de Barbacena.
Ainda na discussão de tratamentos, a disciplina de Biologia pode ser útil para abordar um pouco sobre a ação fisiológica de psicotrópicos e porque eles não devem ser considerados como uma única opção para o tratamento de transtornos mentais. Também é possível discutir sobre práticas hoje extintas, mas citadas no episódio, como a convulsoterapia.
Também indicamos a exposição virtual “A revolução pelo afeto” de Nise de Oliveira que pode ser acessada pelo link https://www.nisenoccbb.com.br/341-2/, que fala sobre Adelina e outros artistas que frequentaram hospitais psiquiátricos.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
Linguagens e suas tecnologias:
No Ensino Fundamental II
Arte
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
No Ensino Médio
2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
(EM13LGG201) Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.