Plano de Aula

REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS

Revolução dos Baldinhos
08/07/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Geografia, Biologia, Sociologia, Ciências
Stella
Acesse a ficha do filme



Caro professor, neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Revolução dos Baldinhos”, que é dirigido por Leticia Marques e faz parte da série “Juntos”. O episódio conta a história da revolução dos baldinhos, um movimento socioambiental catarinense que visa reciclar resíduos orgânicos através da compostagem.


O projeto visa inspirar diversas outras iniciativas pelo Brasil e o mundo, sendo inclusive premiado com o segundo lugar no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Esse é um grande exemplo de mobilização comunitária em prol de uma melhor convivência com a natureza que vem dando certo na prática e tomando proporções surpreendentes. É possível trabalhar esse episódio com estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio dentro da área de Ciências da Natureza (principalmente na disciplina de Ciências ou Biologia).


Em Ciências/Biologia, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:



  • Compostagem;

  • Preservação ambiental;

  • Educação ambiental;

  • Resíduos sólidos urbanos;

  • Resíduos inorgânicos;

  • Hortas;

  • Decomposição;

  • Ciclos biogeoquímicos;

  • PANCS (plantas alimentícias não-convencionais).


O filme levanta possibilidades de trabalhos interdisciplinares com áreas das Ciências Humanas para entender o quadro histórico de urbanização e resíduos sólidos. Integrando os planejamentos, é possível fazer uma linha do tempo sobre o descarte de resíduos durante os séculos e suas consequências (doenças, poluição, proximidade com animais vetores).


De um ponto de vista regional, você pode buscar informações sobre o descarte de resíduos orgânicos na cidade da escola que você trabalha (onde ele é feito? É um aterro sanitário ou um lixão a céu aberto? Como está a capacidade desse local?). Responder essas perguntas pode gerar uma boa discussão e conscientizar estudantes sobre a importância de do consumo consciente, de evitar o desperdício de alimentos e da reciclagem de matéria orgânica. 


Se quiser trabalhar a compostagem como um projeto escolar, indicamos uma cartilha que dá suporte a um projeto de compostagem doméstica que pode ser implementado em uma escola, mas, ao contrário do episódio, o tema dos materiais é de vermicompostagem (compostagem com minhocas). Acesse o material aqui: http://www.resol.com.br/cartilhas/compostasp_pdf_site.pdf


Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:


No Ensino Fundamental II


Ciências da Natureza:


Ciências


(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.


(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.


(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.


No Ensino Médio


Ciências da Natureza


1- Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.


(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.


(EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.


2- Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.


(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).


(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.


(EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.



EF07CI08 - Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
EF08CI16 - Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
EM13CNT101 - Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
EM13CNT105 - Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
EM13CNT203 - Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
EM13CNT206 - Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
EM13CNT207 - Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
EM13CHS306 - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)