Plano de Aula

O BRASIL DA PRÉ-HISTÓRIA

O Brasil da Pré-História
08/07/2022
Ensino Médio
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências
Stella
Acesse a ficha do filme



Caro professor, neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “O Brasil da Pré-História”, que é dirigido por Mauricio Dias, Tulio Schargel e Dominique Lecuivre. O episódio mergulha os espectadores em uma expedição ao Poço Azul, localizado na Chapada Diamantina, Bahia. Lar de fósseis extremamente conservados de Preguiças-Gigantes, esse sítio paleontológico e arqueológico é o protagonista de uma viagem ao passado, que reúne especialistas em grande trabalho em equipe, o que proporcionou grandes descobertas para a paleontologia e zoologia. Ao mostrar parte de um trabalho paleontológico de pesquisa, o episódio democratiza para o público não-especializado as contribuições da área na pesquisa brasileira, ao mesmo tempo que também mostra um pouco dos percalços de um pesquisador.


É possível trabalhar com estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio dentro das Ciências da Natureza (principalmente Ciências/Biologia) e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (principalmente na disciplina de Geografia e História). 


Em Biologia, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:



  • Preguiças-Gigantes e seus parentes vivos;

  • Evolução;

  • Extinção da megafauna;

  • Mudanças climáticas naturais do planeta (Era do Gelo, principalmente);

  • Paleontologia brasileira;

  • Diferença entre paleontologia e arqueologia;

  • Possível convivência de hominídeos com animais da megafauna;

  • Importância da democratização do conhecimento científico;

  • Teorias do povoamento das Américas.


Em Geografia:



  • Formação de cavernas;

  • Eras geológicas;

  • Características do terreno;

  • Teorias do povoamento das Américas;

  • Mudanças geológicas dos continente (ex: Estreito do Panamá).


Em História:



  • Elementos do Brasil pré-histórico;

  • Sítios arqueológicos;

  • Pinturas rupestres;

  • Possível convivência de hominídeos com animais da megafauna;

  • Teorias do povoamento das Américas.


Sugerimos que você faça um levantamento de conhecimentos prévios com os estudantes para identificar o que eles já sabem sobre a paleontologia brasileira. A partir desse levantamento e do filme, discuta alguns exemplos de sítios paleontológicos e arqueológicos que guardam registros do Brasil na Pré-História.


A interdisciplinaridade também pode ser facilmente estimulada com o episódio, já que o conteúdo transpassa outras áreas do conhecimento a todo momento. Por exemplo, é possível que professores de Biologia trabalhem em conjunto com a disciplina de Geografia para entender como esse sítio paleontológico foi formado e discutir algumas hipóteses que usam o conhecimento das duas áreas.


Para uma atividade mais prática, indicamos alguns museus brasileiros que expõem fósseis de Preguiças-Gigantes para o público e têm atividades educativas, como o Museu de Ciências Naturais da PUC (Belo Horizonte – MG), Museu Nacional (Rio de Janeiro – RJ), Museu de Caçapava do Sul (Caçapava do Sul - RS), Museu da Amazônia (Manaus, AM), Museu da Natureza (Coronel José Dias – PI) e Museu de Zoologia da USP (São Paulo – SP).


Caso não seja possível visitar os museus, sugerimos que você proponha uma conversa remota entre os alunos e os pesquisadores que estavam na expedição, como o Cástor Cartelle, para que eles compartilhem detalhes da pesquisa e respondam perguntas dos estudantes.


Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:


No Ensino Fundamental II


Ciências da Natureza e suas Tecnologias:


Ciências


(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.


(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.


(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:


Geografia


(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.


(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.


História


(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).


(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.


(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.


(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.


No Ensino Médio


Ciências da Natureza


2- Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.


(EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.


(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).


(EM13CNT208) Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.


(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.



EF06HI01 - Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
EF06HI02 - Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
EF06HI03 - Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
EF06HI06 - Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
EM13CNT201 - Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
EM13CNT202 - Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
EM13CNT208 - Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
EM13CHS104 - Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS105 - Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.




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