Plano de Aula

ECONOMIA SUSTENTÁVEL

Economia Sustentável
11/07/2022
Ensino Médio
Ciências Humanas, Geografia, História, Sociologia
Stella
Acesse a ficha do filme



Caro professor, neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Economia sustentável”, que é dirigido por Sergio Roizenblit, Ana Roxo e Humberto Bassanelli Jr., e faz parte da série “Brasil 2050”. O assunto central do filme é o microcrédito: empréstimo de pequenas quantias de dinheiro para empreendedores de baixa renda.


Durante o episódio, vamos para além de admirar a boa ideia, já que somos apresentados a exemplos de empreendedores que puderam mudar de vida ou atingir seus objetivos através dessa iniciativa. Além de uma alternativa econômica, o microcrédito também atua incluindo socialmente as pessoas que precisam desse recurso, uma vez que gera alternativas para que pequenos empreendedores encontrem ou expandam seu negócio, sua principal fonte de renda.


É possível trabalhar com estudantes do Ensino Médio dentro da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas como um tema extremamente interdisciplinar, já que “Empreendedorismo” é previsto na BNCC para ser tratado de maneira geral e integrada no Ensino Médio.


O documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:



  • Empreendedorismo;

  • Crédito financeiro;

  • Microempreendedor individual (MEI);

  • Microempresa (ME);

  • Educação financeira;

  • Juros;


O filme pode ser um precursor de discussões sobre diversos aspectos sociais e econômicos da realidade brasileira. Em Sociologia ou História podem ser discutidas as razões que levam a uma marginalização econômica de algumas pessoas, principalmente as negras e pobres. Em Geografia, alguns dados que ilustrem as desigualdades econômicas podem ser trabalhados. E, como último exemplo, a disciplina de Matemática tem um papel importantíssimo em discussões que levem os estudantes a entenderem a educação financeira.


Abordar conceitos de juros simples, compostos, capital, lucro líquido e lucro bruto, por exemplo, ajuda a dar autonomia aos estudantes para que eles possam tomar decisões profissionais e econômicas sobre seu futuro de forma consciente e planejada.


Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:


No Ensino Médio


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.


De acordo com os parâmetros gerais da BNCC para o Ensino Médio, a escola também deve:


- proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam o empreendedorismo (criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, colaboração, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outros), entendido como competência essencial ao desenvolvimento pessoal, à cidadania ativa, à inclusão social e à empregabilidade; e 


- prever o suporte aos jovens para que reconheçam suas potencialidades e vocações, identifiquem perspectivas e possibilidades, construam aspirações e metas de formação e inserção profissional presentes e/ou futuras, e desenvolvam uma postura empreendedora, ética e responsável para transitar no mundo do trabalho e na sociedade em geral.



EM13CHS402 - Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.
EF07CI06 - Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
EM13MAT202 - Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.
EM13MAT203 - Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.
EM13CHS403 - Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
EM13CHS404 - Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais.
EM13CHS501 - Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.




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