Caro professor, neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Biodiversidade”, que é dirigido por Sergio Roizenblit, Ana Roxo e Humberto Bassanelli Jr., e faz parte da série “Brasil 2050”. O episódio aborda práticas concretas de incentivo e cuidado com a preservação e restauração da Mata Atlântica, usando o exemplo de duas iniciativas que vem alcançando sucesso nessa área. Ambas têm algo em comum: incentivam a participação e mobilização popular mesclando estratégias antigas, como a Educação Ambiental, ou estratégias menos usuais, como a compensação financeira pelo cuidado com símbolos da mata. É possível trabalhar esse episódio com estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio dentro da área de Ciências da Natureza (principalmente na disciplina de Ciências ou Biologia).
Em Ciências/Biologia, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- Preservação ambiental;
- Espécies ameaçadas de extinção;
- Educação ambiental;
- Biomas;
- Antropoceno;
- Agronegócio;
- Importância da Mata Atlântica.
- Impacto ambiental da diminuição da mata;
O filme pode ser usado de diferentes maneiras em sala de aula, tanto para iniciar a discussão sobre a Mata Atlântica, quanto para ilustrar soluções para sua preservação no final do seu planejamento didático. Sugerimos que você faça um levantamento de conhecimentos prévios dos seus estudantes antes de iniciar o filme e adapte sua aula de acordo com as respostas. Para deixar suas aulas ainda mais divertidas, indicamos que você use sites como mentimeter ou kahoot para criar quizzes sobre o assunto e jogar com seus estudantes. Você pode recompensar os vencedores da forma que quiser e, assim, aumentar a participação.
Caso queira explorar um pouco mais sobre a dispersão de araucárias, indicamos o filme “Engenharia”, que pode ser encontrado aqui na plataforma Curta! E fala um pouco do impacto dos povos originários na distribuição dessa planta no sul do país.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
No Ensino Fundamental II
Ciências da Natureza:
Ciências
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
No Ensino Médio
Ciências da Natureza
1- Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
2- Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.