Plano de Aula

BIODIVERSIDADE

Biodiversidade | Documentário | De Sergio Roizenblit | 2015 | 26 min |
11/07/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências Humanas, Linguagens, Geografia, Ciências da Natureza, Biologia, Ciências
Stella
Acesse a ficha do filme



Caro professor, neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Biodiversidade”, que é dirigido por Sergio Roizenblit, Ana Roxo e Humberto Bassanelli Jr., e faz parte da série “Brasil 2050”. O episódio aborda práticas concretas de incentivo e cuidado com a preservação e restauração da Mata Atlântica, usando o exemplo de duas iniciativas que vem alcançando sucesso nessa área. Ambas têm algo em comum: incentivam a participação e mobilização popular mesclando estratégias antigas, como a Educação Ambiental, ou estratégias menos usuais, como a compensação financeira pelo cuidado com símbolos da mata. É possível trabalhar esse episódio com estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio dentro da área de Ciências da Natureza (principalmente na disciplina de Ciências ou Biologia).


Em Ciências/Biologia, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:



  • Preservação ambiental;

  • Espécies ameaçadas de extinção;

  • Educação ambiental;

  • Biomas;

  • Antropoceno;

  • Agronegócio;

  • Importância da Mata Atlântica.

  • Impacto ambiental da diminuição da mata;


O filme pode ser usado de diferentes maneiras em sala de aula, tanto para iniciar a discussão sobre a Mata Atlântica, quanto para ilustrar soluções para sua preservação no final do seu planejamento didático. Sugerimos que você faça um levantamento de conhecimentos prévios dos seus estudantes antes de iniciar o filme e adapte sua aula de acordo com as respostas. Para deixar suas aulas ainda mais divertidas, indicamos que você use sites como mentimeter ou kahoot para criar quizzes sobre o assunto e jogar com seus estudantes. Você pode recompensar os vencedores da forma que quiser e, assim, aumentar a participação.


Caso queira explorar um pouco mais sobre a dispersão de araucárias, indicamos o filme “Engenharia”, que pode ser encontrado aqui na plataforma Curta! E fala um pouco do impacto dos povos originários na distribuição dessa planta no sul do país.


Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:


No Ensino Fundamental II


Ciências da Natureza:


Ciências


(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.


(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.


(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.


(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.


(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.


No Ensino Médio


Ciências da Natureza


1- Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.


(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.


2- Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.


(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).


(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.



EF07CI07 - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
EF07CI08 - Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
EF08CI07 - Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
EF08CI16 - Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
EF09CI11 - Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
EF09GE18 - Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.
EM13CNT101 - Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
EM13CNT202 - Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
EM13CNT206 - Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
EM13CHS301 - Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.

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