Prezado (a) professor (a), o documentário “Valor Compartilhado” é um convite à sabedoria ancestral de duas comunidades da região da Chapada do Araripe, no Sertão Nordestino. Conhecer a interação dessas populações com a região em que vivem é uma experiência reveladora e pode inclusive fomentar o interesse de seus alunos para buscar as raízes de sua comunidade escolar.
A primeira comunidade apresentada é a de Várzea Queimada, situada no estado do Piauí. Por meio do projeto “A Gente Transforma”, o povoado resgatou e reformou a prática do artesanato com palha de carnaúba e borracha. A confecção do trançado (conhecimento passado entre as gerações de habitantes de Várzea Queimada) uniu forças com os designers do projeto, dando vida a peças únicas fabricadas à mão por artesãs e artesãos. Isso permitiu, além da valorização cultural, o desenvolvimento econômico da região, que passou a vender suas produções para outras regiões do Brasil.
A segunda comunidade do documentário foi responsável pela restauração do Memorial do Homem Kariri, sede da Fundação Casa Grande em Nova Olinda, no Ceará. O local se destaca pela área de lazer infantil e pelas atividades em grandes partes administradas por crianças, que se apropriam da cultura deixada pelos antepassados da região em forma de quadros e artefatos arqueológicos e transmitem tais conhecimentos para turistas. Por meio de brincadeiras, da dança, da música, da produção audiovisual e de outras tarefas, os jovens “aprendem brincando” a criar e cuidar do espaço.
Visando construir relações entre a valorização dos costumes e habilidades locais retratadas no filme e a possibilidade de replicar ações semelhantes em sua escola, sugerimos a transmissão desta obra para as disciplinas de História, Geografia, Matemática, Filosofia e Sociologia para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A seguir, elencamos algumas atividades pedagógicas a ser aplicadas em sua sala de aula.
Uma possibilidade é explorar o passado da comunidade escolar: pesquisar costumes dos antepassados locais por meio de entrevistas orais ou escritas com moradores antigos; elencar produções artísticas de diversas naturezas (pinturas, esculturas, objetos de artesanato, etc.) que pertençam à história da região.
Uma segunda possibilidade é investigar as demandas atuais da comunidade, bem como potenciais socioeconômicos a partir das riquezas naturais e culturais presentes. Como consequência, podem ser analisadas possibilidades de intervenções (em diferentes níveis) de modo a atender e prestar assistência à comunidade.
Independente da atividade pedagógica escolhida, é importante reforçar aos estudantes a necessidade de registro e exposição das descobertas, resultados e planejamentos realizados (se possível em diferentes tipos de mídia) de acordo com as disponibilidades da turma e da abrangência da pesquisa. Isso configura uma oportunidade para o exercício de construção de gráficos explicativos e habilidades de comunicação na fala e escrita.
Classificação BNCC
Ensino Fundamental Anos Finais
Geografia
Competências:
1.Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
Habilidades:
(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
História
Competências:
1.Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
Habilidades:
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
Artes
Competências:
1.Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.
5.Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
6.Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.
Habilidades:
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Ensino Médio
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Competências:
1.Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
2.Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
4.Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
5.Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
Habilidades:
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
(EM13CHS205) Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
(EM13CHS404) Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais.
(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
Matemática
Competências:
2.Propor ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões éticas e socialmente responsáveis, com base na análise de problemas sociais, como os voltados a situações de saúde, sustentabilidade, das implicações da tecnologia no mundo do trabalho, entre outros, mobilizando e articulando conceitos, procedimentos e linguagens próprios da Matemática.
Habilidades:
(EM13MAT201) Propor ou participar de ações adequadas às demandas da região, preferencialmente para sua comunidade, envolvendo medições e cálculos de perímetro, de área, de volume, de capacidade ou de massa.
(EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.
(EM13MAT203) Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.