Plano de Aula

LIMA BARRETO E OS CAMINHOS PARA O MODERNISMO

Policarpo Quaresma, Herói do Brasil | Ficção | De Paulo Thiago | 2011 | 120 min | RJ
20/06/2025
Ensino Médio
Linguagens, Língua Portuguesa, Arte
Luisa Müller | Equipe CurtaENEM
Acesse a ficha do filme



PLANO DE AULA


Área: Linguagens e suas Tecnologias


Disciplina: Literatura


Ano do EM: 2º Ano


Duração: 3 aulas (50 minutos)


 


COMPETÊNCIAS ENEM:


·         Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.



  • Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção;


 


HABILIDADES ENEM


·     H12 – Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.


·    H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.


·   H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.


 


EIXO TEMÁTICO


Pré-Modernismo


 


TEMA


Lima Barreto e a transição para o Modernsimo




JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA


A literatura e o cinema brasileiros oferecem visões críticas importantes sobre nossa fundação como país. Ideias como democracia racial, miscigenação e patriotismo ufanista têm raízes nos desenvolvimentos da nossa história, e contam com contribuições literárias relevantes. Tais ideias são questionadas (e ironizadas!) por nossos escritores a partir de fins do século XIX, e um desses escritores, antes esquecido e mais recentemente resgatado, é Lima Barreto. Esta coleção se baseia na adaptação de sua obra mais importante, O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de modo a refletir sobre as novidades estéticas que anunciavam o Modernismo de 1922; criticar valores enraizados no imaginário popular; repensar e reimaginar o Brasil sob novas lentes, entrelaçando conhecimentos de áreas diversas como literatura, língua portuguesa, história e sociologia. A obra “Policarpo Quaresma, herói do Brasil” oferece uma porta de entrada para o estudo do Modernismo Brasileiro (ainda que o livro em que se baseia não seja modernista), e para a visão crítica de país que esse movimento defende.



EM13LGG401 - Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
EM13LGG601 - Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
EM13LGG604 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
EM13LP07 - Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
EM13LP08 - Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.

Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste



  • Relacionar cinema e literatura como formas de crítica à sociedade;

  • Identificar aspectos formais da estética de Lima Barreto;

  • Compreender o lugar de Lima Barreto no desenvolvimento da estética modernista brasileira;

  • Desenvolver uma visão crítica sobre o Brasil e sobre seus mitos.



Aula 1 (50 minutos)



Atividades:



1.        Introdução ao tema (20 min)




  • Introdução do contexto histórico do Brasil (governo Floriano Peixoto);

  • Explicação sobre o contexto literário pré-modernista, em que se insere Lima Barreto.



2. Exibição de trecho e discussão (25 min)




  • Exibir trecho inicial do filme (requerimento de nova língua oficial) - Timecode 1 (03:50 a 07:35);



Perguntas norteadoras:




  • “O que o gesto de Policarpo ao propor o Tupi como língua oficial revela sobre sua visão de Brasil e sua relação com o poder?

  • De que maneira os outros personagens reagem às suas propostas?



3. Reflexões e preparação para a próxima aula (05 min)




  • Reflexão para casa: Tendo assistido a um trecho do filme, do que você acredita tratar-se a obra “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”? Que temas principais você acredita que serão discutidos?

  • Solicitar que os estudantes terminem de assistir à obra em casa.



 



Aula 2: 50 minutos



Atividades:



Reapresentação do filme (5 min)




  • Resumo geral do filme.



 



Timecode 1 (03:50 a 07:35);



TEMA PARA O TRECHO



“Nacionalismo ufanista”



 



Discussão (10 minutos)



 



·         O que motiva a proposta de Quaresma?



·         Por que ela é recebida com escárnio?



·         O que você pensa dessa proposta?



·         Seria uma língua indígena mais genuinamente brasileira?



 



Apesar da importância de valorização das culturas indígenas, a proposta de Policarpo Quaresma se baseia em uma visão idealizada de nacionalismo. Além disso, há várias línguas indígenas no Brasil, não apenas o Tupi-Guarani (aliás, Tupi e Guarani são línguas distintas). Essa visão de um povo, uma língua, um território é parte do imaginário nacionalista europeu do século XIX, quando da construção dos Estados-Nação. Há que se destacar, por outro lado, que aqueles que debocham de Quaresma são representados também com escárnio, ou seja, aqueles que o julgam louco são pouco inteligentes, o que também é parte relevante da crítica de Lima Barreto.



 



Timecode 2 (48:38 a 56:05)



TEMA PARA O TRECHO



“O mito da terra brasileira e da cordialidade do povo”



 



Discussão (10 minutos)



 



·         Que ideia de Brasil guia as ações de Policarpo Quaresma no trecho?



·         Quais obstáculos ele encontra?



·         Que ideia sobre o Brasil é criticada no filme?



·         O que acontece com as pessoas a quem Policarpo dá parte de sua terra?



 



No trecho, vemos que há dificuldades para a agricultura no Brasil. Ainda que as terras sejam cultiváveis, a ideia de que “em se plantando tudo dá” é um mito, que em última instância relega o Brasil a uma posição subalterna na divisão internacional do trabalho (vendendo produtos de baixo valor agregado). Outra questão relevante é o gesto de Policarpo de doar terra aos populares, uma representação da reforma agrária. Mais tarde, os outros fazendeiros põem fogo nessas pessoas, demonstrando a atitude hostil de nossas elites com o processo de reforma agrária e a diminuição da desigualdade social do Brasil.



 



Timecode 3 (1:44:40 a 1:51:50)



TEMA PARA O TRECHO



“A prisão de Quaresma e a desilusão nacionalista”



 



Discussão (10 minutos)



 



·         Por que Policarpo Quaresma foi preso? Sob que alegação?



·         O que significa ser um traidor?



·         Como a prisão de Quaresma demonstra a crítica do nacionalismo feita por Lima Barreto?



 



Quando critica o governo, Quaresma está criticando o Estado, e isso é então visto como traição à Pátria, já que ele estaria se aliando aos revoltosos. É importante frisar que o Modernismo tinha preocupação com a questão da identidade nacional, mas criticava o nacionalismo ufanista, a ideia de que se deve seguir um líder e exaltar o próprio país incondicionalmente. Lima Barreto introduz esse tema antes dos modernistas, de maneira contundente e irônica.



 



Aula 3: 50 minutos



Atividades:



1. Introdução (15 min):



Exposição breve (com trechos projetados ou distribuídos) sobre o estilo de Lima Barreto:



Destacar:



·         Linguagem coloquial;



·         Temas urbanos;



·         Crítica social.



 



2.    Discussão em roda (25 minutos)



·         O filme ameniza ou acentua as críticas do romance?



·         Que marcas estéticas diferentes do Realismo você percebe em Barreto?



·         Quaresma seria um “anti-herói” moderno?



·         Que mitos brasileiros ainda resistem?



 



3.    Atividade de encerramento (10 min)



Encaminhar uma discussão final em grupos com o seguinte tema:



“Policarpo Quaresma: um herói do Brasil ou um retrato do fracasso nacional?”




  • Participação nas discussões.



 



Possível ampliação:



Conectar com outras mídias (principalmente filmes e textos escritos) que tratem dos autores modernistas, de modo a estabelecer uma comparação entre as estéticas, bem como a importância de Lima Barreto para o modernismo.



 



QUESTÕES DE VESTIBULAR:



 



1) ENEM 2020



Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral, sobretudo no campo das letras, se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; sabendo, além, que, dentro do nosso país, os autores e os escritores, com especialidade os gramáticos, não se entendem no tocante à correção gramatical, vendo-se, diariamente, surgir azedas polêmicas entre os mais profundos estudiosos do nosso idioma — usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.



 



BARRETO. L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 26 jun. 2012



Nessa petição da pitoresca personagem do romance de Lima Barreto, o uso da norma-padrão justifica-se pela



a)      situação social de enunciação representada.



b)      divergência teórica entre gramáticos e literatos.



c)      pouca representatividade das línguas indígenas.



d)      atitude irônica diante da língua dos colonizadores.



e)      tentativa de solicitação do documento demandado.



 



Gabarito da questão: opção A



Checar trecho 03:50 a 07:35



 



2) ENEM 2012



Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem… Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada… O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das coisas do tupi, do folk-lore, das suas tentativas agrícolas… Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!



 



O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção. E a agricultura? Nada. As terras não eram ferazes e ela não era fácil como diziam os livros. Outra decepção. E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções. Onde estava a doçura de nossa gente? Pois ele não a viu combater como feras? Pois não a via matar prisioneiros, inúmeros? Outra decepção. A sua vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções.



 



A pátria que quisera ter era um mito; um fantasma criado por ele no silêncio de seu gabinete.



 



BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 nov. 2011.



O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi publicado em 1911. No fragmento destacado, a reação do personagem aos desdobramentos de suas iniciativas patrióticas evidencia que



a)  A dedicação de Policarpo Quaresma ao conhecimento da natureza brasileira levou-o a estudar inutilidades, mas possibilitou-lhe uma visão mais ampla do país.



b)  A curiosidade em relação aos heróis da pátria levou-o ao ideal de prosperidade e democracia que o personagem encontra no contexto republicano.



c)  A construção de uma pátria a partir de elementos míticos, como a cordialidade do povo, a riqueza do solo e a pureza linguística, conduz à frustração ideológica.



d) A propensão do brasileiro ao riso, ao escárnio, justifica a reação de decepção e desistência de Policarpo Quaresma, que prefere resguardar-se em seu gabinete.



e) A certeza da fertilidade da terra e da produção agrícola incondicional faz parte de um projeto ideológico salvacionista, tal como foi difundido na época do autor.



 



Gabarito da questão: opção C



Checar trecho 1:44:40 a 1:51:50



 



3) UERJ 2021



E, bem pensado, mesmo na sua pureza, o que vinha a ser a Pa´tria? Na~o teria levado toda a sua vida norteado por uma ilusão, por uma ideia a menos, sem base, sem apoio, por um Deus ou uma deusa cujo impe´rio se esvai´a? Na~o sabia que essa ideia nascera da amplificac¸a~o da crendice dos povos greco-romanos de que os ancestrais mortos continuariam a viver como sombras e era preciso alimenta´-las para que eles na~o perseguissem os descendentes? (...)



Reviu a histo´ria; viu as mutilac¸o~es, os acre´scimos em todos os pai´ses histo´ricos e perguntou de si para si: como um homem que vivesse quatro se´culos, sendo france^s, ingle^s, italiano, alema~o, podia sentir a Pa´tria?



Uma hora, para o france^s, o Franco-Condado era terra dos seus avo´s, outra na~o era; num dado momento, a Alsa´cia na~o era, depois era e afinal na~o vinha a ser. No´s mesmos [brasileiros] na~o tivemos a Cisplatina e na~o a perdemos?



(...) Certamente era uma noc¸a~o sem consiste^ncia racional e precisava ser revista.



Lima Barreto. Triste Fim de Policarpo Quaresma, parte III, capítulo V.



No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto abordou contradições da sociedade brasileira do início do período republicano.



Nesse contexto, na reflexão que faz no trecho citado, o personagem Major Quaresma ressalta



a)     herança cultural



b)     comunidade imaginada



c)     contingência geográfica



d)     determinação econômica



 



Gabarito da questão: opção B



Checar trecho 1:53:04 a 1:54:44



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)