Relato de atividade em sala de aula

CONSIDERAÇÃO DE CRIANÇA

Ilha das Flores
26/11/2007
Sociologia
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
18
Natalia Fogaça



Resolvi apresentar o filme aos meus alunos para desenvolver a consciência crítica sobre o limite do consumo do ser humano. Mesmo sendo apenas crianças, acreditei que poderia faze-los pensar a respeito.

Em tão curto tempo de filme, as crianças se prenderam em total atenção, o que me deixou muito instigada, esperando o fim, para tecer maiores comentários e discussões.

Ao término da exibição, tive os olhares atentos dos pequenos voltados para mim, uns meio sem reação outros querendo comentar algo. O primeiro aluno a falar soltou um singelo "que horror", seguido de algumas manifestações exaltadas sobre o que viram. O resultado foi satisfatório, pois todos pararam para refletir, mesmo sendo tão pequenos e sem muitos argumentos, mostraram que haviam entendido a mensagem. Passados uns minutos, quando a exaltação da sala passou, um de meus alunos, meio silencioso, veio até minha mesa e disse em tom suave: "ainda bem que minha mãe não me obriga a comer tomate!".Sai feliz da sala, rindo de mim mesma e da inocência tamanha que há em uma criança.