Relato de atividade em sala de aula

COMO SE CONSTRÓI UM CURTA

Ilha das Flores
10/09/2008
Ensino Fundamental - Anos Finais
16
Gildenio Fernandes



1°- Ensinar aos alunos dados importantes, como o tempo de duração de um Curta ( em média ), tipos de enquadramentos de câmera e como se constrói um roteiro de um curta.
2° - Criação de Curtas Metragens pelos próprios alunos para proporcionar, assim, a integração com novas mídias no contexto sala de aula.

Depois da produção dos Curtas, cada aluno, ou os grupos que produziram seu 1° Curta Metragem, tiveram a oportunidade de competir na escolha do melhor Curta Amador, no 1° Festival de Curtas Amadores do Colégio e Curso Vitória do Saber. Foram escolhidos três Curtas, para 1°, 2° e 3° lugar. A entrega desses prêmio foi feita como uma verdadeira premiação de Curtas, com exibição dos curtas para os professores da referida escola e para o todos os alunos do Fundamental.

Trabalhar com as novas mídias em sala de aula é um verdadeiro desafio, mas quando o trabalho une dever e amor por aquilo que se faz e acredita, todo esforço traz bons resultados. Foi assim com a nossa experiência nesse projeto ousado e precursor em nossa instituição de ensino. Como professor e idealizador desse projeto, tive o privilégio de acompanhar o passo a passo nas construções de cada Curta Metragem na turma em que fui colaborador. Vi meus alunos se sentirem orgulhosos e capazes em fazer algo, que até então, parecia impossível. Além de tudo, a interação entre os professores foi algo extremamente positiva para nossa escola, realizando-se um trabalho em parceria, provando que a união de fato, é a melhor alternativa para a obtenção de grandes frutos. Aqueles que tiverem interesse em ver os tres Curtas finalistas e o vencedor, visitem o "Blog do Colégio e Curso Vitória do Saber" e o meu Blog: http://colegiovitoriadosaber.blogspot.com e http://gildeniolife.blogspot.com/