Relato de atividade em sala de aula

A REAL "ILHA DAS FLORES"

Ilha das Flores
04/10/2008
Ciências, Geografia, Química
Ensino Fundamental - Anos Finais
150
Dalva Aparecida Borges Martins



Mostrar aos educandos a realidade sócio econômica e cultural em diferentes contextos, fazendo com que reflitam
a sua ação e atuação no meio em que vivem e o valorizem , despertando assim o senso de partilha, de cidadania, canalizando sua sabedoria as coisas do bem comum.

Após assistirem o filme Ilha das Flores, houve um momento para debate entre professor/aluno e aluno/aluno, discutindose vários pontos do filme como: os problemas de ordem sociais, econômicos e culturais mostrados no filme; a falsa idéia de liberdade; o consumo e o desperdício diário; a evolução social; a opressão e oprimidos.Os alunos fizeram visitas ao aterro sanitário da cidade, onde puderam vivenciar parte do filme , viram pessoas expostas ao mal cheiro, a doenças, separando o lixo reciclável de onde tiram o sustento da família, visitaram também a fábrica de reciclagem de sacolas onde puderam perceber o quanto é importante a coleta seletiva e quanto podemos ajudar o meio ambiente e também as pessoas que sobrevivem dessa coleta. No final do trabalho, a pedido da professora, os alunos fizeram um relato individual destacando os aspectos que julgaram mais relevantes no filme e, ao mesmo tempo, dando sugestões de ações que pudessem contribuir na solução dos problemas apresentados.

O resultado desse trabalho foi excelente, além de desenvolver a conscientização despertou também a cidadania que, quando bem exercida, favorece não somente o indivíduo mas os que estão a sua volta e o meio em que vive, e isso pode acontecer com atitudes muito simples de cada indivíduo. Tudo isso foi mostrado com as atitudes de alguns alunos que pediram a ajuda do Grêmio Estudantil para realizar um trabalho de vigilantes da limpeza ( fizeram melhor distribuição das lixeiras no pátio da escola e, durante o intervalo, alguns alunos se revezam fazendo a conscientização dos demais para jogarem lixo no lixo, passaram nas salas falando da importância de fazer a coleta seletiva nas suas casas, etc.), fizeram a jardinagem na escola e criaram equipes de alunos para cuidar do espaço: uma equipe retira as pragas e outra equipe rega o jardim, com muito prazer e orgulho, 3 vezes por semana. Essas são algumas das ações que este trabalho provocou, levando os alunos a praticarem o verdadeiro papel de cidadão, como agentes de transformação e capazes de mudar para melhor. Esperamos que tenham cada vez mais poder para, com autonomia e independência, serem senhores do próprio destino e determinarem o futuro.