Relato de atividade em sala de aula

MEOW E O MITO DA CAVERNA

Meow!
11/05/2009
Filosofia, Língua Portuguesa
Ensino Médio
35
Silvio Euclides



- Elaborar uma introdução dos alunos no pensamento filosófico a partir da leitura e interpretação do Texto: "o Mito da Caverna" do Platão;
- Relacionar o curta com o texto, comparando o gatinho ou com os prisioneiros da caverna e verificar que ambos est

- Foi proposto o trabalho de leitura e de interpretação; - Foi contextualizado o texto, realizada a leitura do Texto de Platão e após uma explicação; - Foi apresentado o Curta: Meow; - Foi discutido o curta e aprofundado alguns pontos, estabelecendo uma relação com a realidade; - Construimos uma relação do curta com o texto, através da percepção do gatinho e dos prisioneiros da caverna em relação a realidade; - Solicitamos aos alunos a elaboração de um trabalho em grupo em que eles iriam pesquisar um fato e elaborar uma crítica, demonstrando esta capacidade de olhar além da realidade; - Foram recebidos os trabalhos e alguns foram solicitados que fossem refeitos; - O trabalho foi exposto nos murais da escola.

O trabalho foi se construindo espontaneamente de acordo com os passos dados, não havia a intencionalidade de avançar na construção de um trabalho. Os alunos pediram ajuda de outros professores e com isso houve o envolvimento da professora de protugues que resolveu trabalhar com os alunos a construção de textos argumentativos. O resultado foi surpreendente, pois os alunos começaram a desenvolver um olhar mais crítico para a realidade e voltarem a atenção para questões da realidade que até então não lhes chamavam atenção. Ficaram muito eufóricos em poder ir além de uma notícia apresentada e com a exposição do trabalho na escola. Acredito que poderíamos ter potencializado mais o trabalho, mas com certeza isto acontecerá no próximo ano com outras turmas.