Relato de atividade em sala de aula

ENCANTO DA DESCOBERTA

Minhocas
31/10/2008
Geografia, Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
18
cleide brasil rodrigues



Compreender o desenvolvimento humano e de todo organismo vivo como processo dinâmico
Refletir sobre sentimentos como: medo, curiosidade, motivação e necessidade de desafios como necessários ao crescimento
Comunicar-se de forma eficaz tendo como utensílios a fala interna (pensar sobre o que vai falar) e a fala social (para ouvir o outro é necessário calar).
Reconhecer e discutir sobre situações de riscos em seu entorno.

Preparação da sala de exibição pelos alunos. Cartaz com alguns questionamentos: Você tem medo? Do que? Breve explanação sobre o tema do filme - Minhocas - vida familiar. Discutir as situações apresentadas pelo filme. Criar texto sobre tema do filme. Coletar imagens, desenhos em revistas, jornais, internet, etc. Elaborar painel com as caraterísticas do filme. Apresentar material para comunidade na Feira de Conhecimentos.

A exibição do filme foi muito traquila, funcionou como uma terapia para dias tão atribulados do jovem aluno trabalhador. A leitura de imagens do filme foi interessante e com muitos questionamentos, sobre o convívio familiar - as regras, as proibições, os medos,as descobertas do novo, etc. e sobre o medo de viverem neste mundo de competitividade sem limites, consumisno exagerado, onde o que importa é ter sempre mais e mais, sem limites sejam eles honestos ou não.Os alunos foram relatando várias situações de riscos do cotidiano em que vivem. Volta para casa em qualquer horário, ida para o trabalho madrugada, fazer compras no centro da cidade,ir ao banco, a feira,ao mercado, etc. Neste momento fiz um paralelo entre o tema do filme e a realidade do dia-a-dia em que vivem, na busca por novas oportunidades de conhecimento e da nova tecnologia de informação, pois em algumas situações o novo nos proporciona oportunidades de aprendizagem que viabiliza o aprender aprender,para transformá-lo em cohecimento - é o campo das descobertas, da investigação que enriquece a vida de qualquer ser humano, consciente da realidade em que vivem.