Relato de atividade em sala de aula

NOSSA ILHA SEM FLORES

Ilha das Flores
10/11/2009
Sociologia, Filosofia, História
Ensino Fundamental - Anos Finais
124
CLEIDIVALDO DE A. SACRAMENTO



Discutir a realidade social e econômica no modo-de-produção capitalista brasileiro.
Analisar e discutir a sociedade de consumo e o mau-uso dos recursos ambientais.
Propor a conscientização sobre o consumo racional e a realização de ações de combate à pobreza e a miséria.
Analisar o ambiente em que vivemos a partir de uma releitura dos mecanismos de poder presentes no cotidiano e explicitados no vídeo.
Discutir onde depositamos nosso lixo urbano.

Durante a exibição do vídeo, fizemos pausas para discutir a interdisciplinaridade presente no filme. Os alunos fizeram po reenchimento de um formulário com questionário acerca das personagens presentes no vídeo, durante sua exibição e durante as pausas. Fizemos a leitura de textos tratando da temática principal que é a desigualdade social no Brasil e a construção da Cidadania, da Dignidade Humana, etc. Os alunos elaboraram cartazes sobre o lixo em sua Cidade evidenciando a importância dos meios de coleta seletiva do lixo e os mecanismos de reparação social.

Durante a exibição do vídeo os alunos demonstraram profundo interesse ao ver a relação estabelecida entre economia, mercado, biologia, sociedade e consumo, rindo a todo momento em que percebiam a sequência lógica da cadeia produtiva explicitada e detalhada, entre o tomate, o japonês, o perfume, as flores, o porco e o dinheiro. Alguns alunos chegaram a propor a reconstituição do filme através de uma peça de teatro, haja vista considerarem que nas proximidades da localidade em que eles vivem, também haver lixões iguais ao da Ilha das Flores, e o fato de morarem, também, em uma ilha, a Ilha de Itaparica.