Relato de atividade em sala de aula

PLANO DE DISCUSSÃO DO FILME ILHA DAS FLORES, DE JORGE FURTADO

Ilha das Flores
09/09/2008
Ensino Médio
69
Sueli Souza Lima



Identificar recursos verbais ou nao-verbais presentes no filme;
reconhecer o caráter de simulacro do filme; classificar o gênero e identificar as intencionalidadesdo
presentes no filme.

Após a sessão do filme Ilha das Flores, foi aberto um momento para discussão com os seguintes questionamentos: Quais textos vocês reconhecem terem sido retomados no filme ilha das Flores? Como foram retomados? Com quais intenções? Que discursos voce percebe integrar o filme Ilha das Flores? Que intencionalidade você percebe haver nisso? O filme lembra a você outro texto? Que relação você faz entre esse texto e o filme Ilha das Flores? omo se evidencia o caráter de simulacro do filme? Em que gênero você classificaria o filme de Jorge Furtado: ficção? documentário? Por quê?

Após o momento de reflexão acerca do filme, os alunos debateram o assunto. Durante esse momento, percebi que muitos alunos ficaram chocados com a situação deplorável do ser humano e como o próprio homem trata o seu semelhante. Eles pediam a vez para falar, pois queriam apresentar a sua indignação ao perceberem que o homem estava sendo qualificado como um ser abaixo dos animais, apesar de todas as caracteristicas inteligíveis. Foi um momentos riquíssimo, pois apesar de trabalhar com Literatura, senti-me como Antropóloga, ouvindo os pontos de vista dos meus alunos. No final da atividade, cada umn preparou um artigo, valendo nota.