Relato de atividade em sala de aula

FLORES E HORRORES

Ilha das Flores
07/11/2007
História
Ensino Médio
38
Marta de Fatima dos Reis



Desenvolver competências e habilidades diversas; mostrar de forma instigante a relação íntima entre a exploração humana, injustiça social e degradação do meio ambiente.

- Análise por escrito do roteiro em forma de questões interrogativas. - Colagens com base na história e nos cenários. - Entrevista com pessoas que assitiram ao mesmo filme - Descrever o uso da cor e a interferência da montagem na história contada no filme. - Identificar o protagonista e comentar os circuitos sociais percorridos por ele, desde a plantação ao lixo. - A partir da frase final: "A diferença entre os seres humanos sem dinheiro e os porcos do dono é que os primeiros têm liberdade." Discutir em grupo, qual o sentido da palavra liberdade no contexto social mostrado no filme.

Após duas exibições do curta e muitos comentários engraçados, os resultados das atividades sugeridas foram demonstrados nas aulas seguintes. O grupo chegou a conclusão que o filme apresenta uma linguagem sofisticada, didática, planos e sequências apresentados com muita rapidez, dificultando um pouco a sua assimilação. Perceberam que o curta faz referências a medidas de tempo e definições relacionadas a química, física, biologia, geografia, ética e ao meio ambiente.trata-se de um excelente curta metragem que evidencia os problemas socioeconômicos e socioambientais.