Relato de atividade em sala de aula

BRAVA GENTE BRASILEIRA

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Cartas da Mãe
30/10/2008
Geografia, História
Educação de Jovens e Adultos
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Carlos Alberto Antunes Carmo
CEMI - PROF ALCIDES RODRIGUES PEREIRA | MG | Itabirito | Municipal





Investigar o passado em diversas fontes documentais: leis, letras de músicas, filmes, capas de LPs, reportagens de jornais, revistas, fotografias, documentários; compreender as lutas e as conquistas políticas travadas por indivíduos, classes e movimentos sociais; reconhecer a diversidade de documentos históricos, identificar seus autores, momento e local de sua criação e compará-los entre si; reconhecer relações entre a sociedade, a cultura e a arte no presente e no passado, estabelecendo vínculos entre as gerações e seus contextos históricos.

Trabalhei textos do livro didático: "O fim das liberdades democráticas (1964-1984)", com o estudo de textos, análise de documentos e atividades. Pedi aos alunos uma pesquisa biográfica sobre Henfil e Betinho. Assistimos aos filmes "Cartas da mãe" e "Enquanto a tristeza não vem"(Coleção Curta na escola vol. 1). Trabalhei charges do cartunista Henfil e o seu contexto histórico. Assistimos ao filme "O que é isso, companheiro?". Trabalhei textos dos livros: "Brasil nunca mais", "As veias abertas da América Latina", "Brasil século xx ao pé da letra da canção popular". Discutimos os modos e instrumentos de tortura empregados durante a ditadura militar, debatemos sobre os direitos humanos e a ilegalidade das torturas. Discutimos como as reservas minerais brasileiras foram entregues às multinacionais dos Estados Unidos, patrocinadoras do golpe. Estudamos letras de músicas usadas para protestar contra o regime e a censura. Estudamos as capas de LPs, onde analisamos a moda, o estilo de vestir e se comportar usados como símbolos de rebeldia em um movimento vanguardista pela liberdade.

Para os alunos Henfil e Betinho eram desconhecidos. Com as pesquisas, debates, estudos de textos e os filmes assistidos, eles viram surgir novos heróis nacionais. Estudar a ditadura militar e suas faces ocultas, como prisões, torturas e assassinatos, provocou nos alunos reações surpreendentes de raiva, nojo e revolta. Segundo relatos dos alunos o uso de fontes documentais como letras de músicas, capas de LPs, filmes nacionais e livros não didáticos possibilitou aulas diferenciadas e de qualidade. Segundo os alunos, as cartas de Henfil transmitiam a dor do exílio, a saudade de sua mãe dona Maria e de sua "mãe gentil a pátria amada Brasil". Um abraço e até a coleção Curta na escola vol 3.