Relato de atividade em sala de aula

RETORNANDO A ILHA DAS FLORES

Ilha das Flores
04/12/2007
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
35
ana cristina barrovieira de pa



1-Desenvolver e orientar a leitura de documentários
2- Linguagens verbal e visual
3- Figura de linguagem: ironia
4- Intertextualidade: paródia, paráfrase
5- Gêneros textuais: documentário, sinopse, resenha.
6-Assunto e tema
7-Argumentação: recursos argumentativos e seus efeitos.

1. Pesquisa no dicionário do conceito de documentários : a partir de tal definição buscamos comparar as mesmas com a visão dos alunos 2. Utilizando a sala de informática os alunos tiveram a oportunidade de ler com antecedência a narração do filme : diante disso , foi possível , durante e após a exibição do filme , comparar e discutir a diferença entre as linguagens 3. Trabalhei com antecedência a ironia como figura de linguagem e solicitei dos alunos , que os mesmos , identificasse no curta tal figura de linguagem 4. Entender e relacionar o conceito de paródia presente no filme foi solicitado dos alunos outros exemplos de paródias :musicais , teatrais e etc . 5. Orientei os alunos acerca das diferenças e pontos em comum dos conceitos de documentários , sinopse e resenha 6. Os educandos após os debates relativos ao curta foram indagados acerca do tema e assunto da obra : aproveitei para indicar outras obras visuais e literárias objetivando os mesmos exercícios 7. Após os debates coordenados , solicitei dos alunos dissertações pertinentes ao tema , bem como a criação de um novo roteiro a ser realizado no ano de 2008

A presente atividade foi realizada com o auxílio dos colegas de História e Ciência o que possibilitou uma experiência gratificante e salutar no tocante a troca de experiências e indagações .Já conhecia o curta e , inclusive , escrevi sobre o mesmo em outras oportunidades .Entretanto , pela primeira vez , foi possível desenvolver uma atividade com o auxílio de outras disciplinas .Optamos por trabalhar nas 6ª séries , devido à possibilidade de desenvolver projetos posteriores , alem do que , considerando a rotina de final de ano -entrega de notas ,recuperação paralela e aulas de reforço - pareceu ser mais conveniente iniciar um trabalho , o qual , será desenvolvido em profundidade nas séries seguintes . Como já relatei , os educandos tiveram a oportunidade de ler a narração antes da exibição do filme , entretanto devido ao cansaço dos mesmos , ouvimos alguma reclamações .Ciente da capacidade de capturar o leitor , que o documentário tem , fingimos não ouvir .Durante a exibição do curta , fiquei atenta às indagações dos educandos , as quais , foram retomadas nos debates : O tema é o porco ?O japonês está sendo irônico ?Eles estão fazendo uma paródia das flores ?Você está anotando ?A comida está estragada ? Enfim , busquei , nesses momentos iniciais intervir o mínimo possível .Considerando as mudança de comportamento dos educandos , do cansaço para o entusiasmo , ao término da exibição do documentário , indaguei acerca do conceito de documentário .No momento estamos desenvolvendo um documentário , com base no roteiro .Até o momento , estamos utilizando a sala de informática , objetivando o aprendizado de programas relativos a produção e divulgação de curtas (Youtube, por exemplo) e realizando resenhas de outras obras sugeridas .Alguns alunos estão recriando cenários e sugerindo locações para as filmagens .No entanto , devido à proximidade do encerramento do ano , estamos encaminhando para o próximo ano a realização das filmagens .