Relato de atividade em sala de aula

MANIFESTAÇÕES DOS JOVENS NAS RELAÇÕES SOCIAIS

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
14/11/2007
Ensino Médio
35
Sandra Cardoso de O Souza





Desenvolver o interesse pelas aulas, tornando-os participativos à partir da realidade deles; despertar o interesse pelos problemas socio-econômico do lugar; ampliar o conhecimento histórico
das grandes manifestações e movimentos políticos realizados pelos jovens como o tropicalismo, etc.; desenvolver um maior senso-crítico das inúmeras informações transmitidas pelos meios de comunicação; relacionar as várias linguagens da Arte e das relações sociais como os inúmeros gêneros musicais,
etc; conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e a necessidade de mudança dos comportamentos atuais.

Debate em sala a partir das cenas que mais chamaram a atenção.Levantamento dos problemas das relações sociais, utilizando a dramatização.Criação de um cenário do meio ambiente "real" e outro com a conciência da preservação desta. Pesquisa sobre músicas, obras de Arte, poesias, referentes as relações sociais.Analogias entre o que vivemos e as cenas relacionadas no filme. Produção de cartazes para a concientização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente e da importância da reciclagem. Discussão : "quais ações e posições que vocês adotariam para melhorar a situação retratada no filme caso fossem os representantes políticos?". Através de pesquisas, dramatização, dublagem, representar utilizando filmes, músicas, pinturas que poderíamos relacionar como manifestação sócio-política, que está relacionada com o filme. Criação dos sons naturais diagnosticados no filme. Composição de trechos musicais e paródias sobre o tema. Dublagem de musicais que "falam" sobre o assunto. Apresentação de todos os trabalhos artísticos para a escola e comunidade.

Foi surpreendente, pois os alunos que eram totalmente desmotivados sentiram-se interessados e começaram a participar. Eram assuntos que interessavam à todos, pois debatíamos, a partir das vivências pessoais, os problemas das desigualdades socias, do preconceito, do desrespeito com o meio ambiente e outros. Houve uma concientização de todos e a participação foi geral. As atividades eram prazerosas, como dramatizar, debater cenas do filme, pesquisar na biblioteca, confeccionar cenários com materiais diversos, criar paisagem sonora a partir de sons corporais e naturais, fazer cartazes, cantar, dublar e representar. Tivemos aulas que ninguém queria que acabasse! O tempo tornou-se curto e o retorno foi realmente considerável. Houve muita troca de experiências, o grupo começou a interagir melhor e o comportamento de muitos mudou, pois sentiram-se responsáveis pela preservação do meio ambiente.