Relato de atividade em sala de aula

MINHOCAS

Minhocas
28/10/2008
Ciências, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
56
Rose Cristina Beluk



Dar novo significado a informações que transitam pelo mundo.
Possibilitar aos alunos a vivência de uma outra linguagem, a compreensão e a concretização de aspectos humorísticos do poema Os bichinhos e o homem
Refletir sobre cada cena do filme e sobre o próprio cotidiano.
Dialogar com a classe sobre a vida em família, sobre o que gostariam de perguntar e não tem coragem para fazê-lo.
Reconhecer e refletir sobre o ciclo da vida humana.
Reconhecer a importância da cadeia alimentar para o meio ambiente.
Decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de
perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com os livros.
Dramatizar com fantoches a história relatado no filme.
Entrevistar os pais.

Roda de conversa, relato de experiências vividas pelos alunos e por seus pais. Em Ciências foram organizados cartazes para explicar a cadeia alimentar, relatando sua importância para o ecossistema. Produção de texto. Brincando de dramatizar usando fantoches. Varal de frases sobre o tema discutido a partir do filme. Painel de cores - escolher uma cor para representar: alegria, tristeza, medo, diversão e curiosidade. Questionamentos: - Qual seu maior medo? O que você gostaria de perguntar a uma adulto e não faz? Qual sua maior curiosidade? Leituras: Medos, medinhos, medonhos - como lidar com o medo infantil ( Marcia Barboza da Silva Tremendo de coragem (Sérgio Klein) - Quem tem medo de que? de Ruth Rocha - A menina que não tinha medo de nada de Tônio de Carvalho. Fábulas e contos sobre o folclore.

O filme foi exibido em agosto, por isso aproveitei a semana do folclore para refletir com os alunos sobre o imaginário, pois é importante permitir que os alunos entrem em contato com esse universo rico que envolve a sabedoria popular. Os alunos estão crescendo ouvindo diversas histórias sobre o desconhecido, tais como Lobisomem, Mula sem Cabeça... Quando li a primeira vez a letra da música "Os bichinhos e o homem", os alunos não entenderam, só depois na hora da reflexão, é que compreenderam, acharam interessante, engraçado e real.Também perguntaram se mesmo quando somos enterrados em locais muito bem lacrados- ainda assim servimos de alimento a alguns animais. Na disciplina de Ciências, organizamos um mural com cartazes explicando a cadeia alimentar. Os alunos ao mesmo tempo que entenderam a importância, sentiram dó dos animais pequenos. Quanto aos livros, foram lidos em voz alta por mim. O que mais acharam interessante e se identificaram foi o Tremendo de coragem, talvez pela idade e pela própria história, pois o menino precisa bolar um plano para se sair bem e vencer o medo, além do título, A Menina que não tinha medo de nada, porque é a história de uma menina que não tinha medo nem de fantasma, nem de assombração, nem de cachorro bravo ou lobo mal... Um dia sonhou que estava tão orgulhosa de si que foi inchando até explodir em muitas meninas, cada uma com um medo diferente. Na avaliação que foi feita através da entrevista com os pais , o que pude perceber de interessante é que até então achavam que os pais não tinham medo de nada, nem quando pequenos, mas descobriram que os medos são iguais e que ter medo é normal. O problema é quando o medo vira doença. Não precisamos ter vergonha de sentir medo, o que não podemos é deixar que o medo domine.