Relato de atividade em sala de aula

CHOQUE DE REALIDADES

Ilha das Flores
03/08/2010
Ensino Técnico
10
Miriam de Fátima Coelho Coleto



Mostrar aos alunos que a realidade vivida por eles é completamente diferente da realidade de outras pessoas. Que o consumismo exacerbado, a falta de consciência ética e básica de saúde, além de uma cidadania pouco vivenciada, podem causar a completa destruição do ser e do ambiente em que vive, além de fixar que algumas pessoas são vistas como mero peso social e rotuladas de impotentes, desgraça da humanidade.

Instigar profundamente a percepção dos alunos através da visualização e condição do outro; sua capacidade de produzir idéias de modificação do contexto - trabalhos de conscientização e recuperação de bases sólidas de respeito e auxílio ao próximo.

Ao depararem-se com um contexto tão diverso e mais cruel do que o seu, alguns alunos sentiram-se chocados e declararam-se prontos a tomar atitudes que pudessem gerar, mesmo que a longo prazo, resultados positivos e mudança de paradigmas através de pequenos ciclos residenciais, educando seus filhos, sobrinhos e vizinhos menores, para que sua realidade possa ser muito melhor no futuro. O filme realmente mexeu com o âmago de seus seres e puderam perceber que se sua realidade é ruim, a do outro pode ser muito pior e que devemos utilizar nossa capacidade de raciocínio para evoluir e não regredir a uma situação de sub-categoria humana.O vídeo realmente surtiu o efeito desejado: observar o viver passado, re-aprender e ensinar o viver presente e repensar o futuro que desejamos a todos os seres que habitam o planeta.