Relato de atividade em sala de aula

POP ARTE - ARTE E PROPAGANDA.

Visualizações |
Vote aqui
Meow!
05/10/2008
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
42
Mara Rossatto
EMEF VEREADOR MARCIAL PISONI | RS | Caxias do Sul | Municipal





Objetivos:
Abordar as relações entre arte e contexto
Identificar e reconhecer características da arte pop.
Reconhecer o papel da propaganda e a influência na vida dos jovens.
Traçar um paralelo entre o curta e a idéia que a propaganda visa passar para o expectador.
Desenvolver competência para a criação de um produto e a forma de divulgar na escrita e arte visual.

No início desta aula houve contextualização sobre a POP ARTE e apresentação de obras de artistas como Andy Warhol e Lichtenstein. Após foi a presentação em DVD " Meow", da Coleção Curta na Escola. Houve o debate sobre o vídeo, discutindo-se sua forma de apresentação, linguagens utilizadas, símbolos e as imagens criadas pela propaganda,com propostas de interpretação em grupo e individualmente. Partindo da idéia "arte e propaganda", discutimos as apropriações de obras de arte pela propaganda. Em seguida, a proposta foi de criar um produto e forma de divulgá-lo.

O filme " Meow" ajudou-me a atingir os objetivos do meu trabalho. Com esta linguagem de fácil aceitação pelos jovens, eles conseguiram formar um paralelo entre o curta e a idéia que a propaganda visa passar para o expectador. Muitos abordaram a questão de que estamos vivendo num mundo de sinais, onde não somos mais o que desejamos ser, mas o que a maciça propaganda faz com que sejamos, e que o estereótipo tratado pela propaganda geralmente acentua um aspecto bem visível do comportamento ou da vida social para incorporá-la na cultura de massa.A relação entre a Pop Art nesse papel também foi evidenciada. Esta começou como um nova forma de expressão, procurando exprimir a tensão dinâmica e os aspectos. O trabalho seguiu com a criação de um produto. A linguagem escolhida para a divulgação deste produto foi o cartoon. Os trabalhos ficaram riquíssimos ( até eu fiquei interessada em comprar alguns produtos! Convenceram-me que realmente eram bons...). Os trabalhos estão expostos na sala de artes para que todos da escola possam conhecer. Este trabalho abriu um leque para um segundo momento que é a visitação de um cartunista local muito conhecido nacionalmente.Só tenho que agradecer ao projeto "Curta na escola" que nos possibilitou enriquecer nosso trabalho, enriquecendo, assim, a mente e criatividade de nossos alunos. Obrigada!!!!

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação