Relato de atividade em sala de aula

PAIXÃO NA PONTA DOS PÉS

Barbosa
06/12/2009
Ensino Fundamental - Anos Finais
35
Francisco Lamassa



- Fazer uma relação do futebol na década de 50 com o futebol atual; - Fazer comparações da cultura atual com a cultura da época; - Discutir a paixão do povo brasileiro pelo futebol; - Realizar a leitura de artigos de revista; - Fazer trabalho.

No desenvolvimento do trabalho foram utilizados diversas ferramentas pedagógicas. O primeiro passo foi assistir o filme BARBOSA. Depois de algumas abordagens sobre filme, como o figurino usado pelas pessoas para irem ao estádio na decada de 50 e os utilizados atualmente, a paixão do brasileiro pelo futebol que transcendem a questão do esporte. O segundo passo foi realizar a leitura do artigo "SILENCIO NO MARACANÃ", de autoria de Eduardo Galeano e Armando Nogueira, publicado na revista de história da Biblioteca Nacional, em janeiro de 2006. Este faz um relato de toda trajetória da copa de 50, conta como o Brasil se preparou e já se considerava campeão em casa e narra o momento do gol Gigghia e desilusão do goleiro Barbosa.Isso pode fazer com os alunos pudessem ver o que estava escrito no artigo e o que estava sendo retratado no filme. O próximo passo foi fazer uma pesquisa na internet sobre quem foi Barbosa, a história do jogador, clubes que jogou, sua participação na seleção brasileira e como este jogador se tornou culpado pelo fracasso da seleção na copa de 50, chegando até ser hostilizado pelos meios de comunicação e a sociedade em geral. As açoes finais foi realizar uma exposição de cartazes sobre fotos da copa de 50, os jogadores daquela copa e a decepção da perda e foi realizada uma partida de futebol simulando apartida, com os dois países, usando o nome dos jogadores dá época.

Foi uma experiência muito importante para os alunos, pois este puderam perceber que a paixão do brasileiro pelo futebol vem desde que a televisão era em preto e branco. Muitos fizeram esta comparação, pois poucos viram uma televisão em preto e branco, outros pediram para botar cor no filme. A posição das câmeras nem, de longe lembra os recursos da mídia atual. Os alunos puderam perceber que futebol no brasil passou das fronteiras do esporte, da decada de 50 até hoje afeta a politica, a economia e a cultura população.