Relato de atividade em sala de aula

PERSONALIDADE

Visualizações |
Vote aqui
Meow!
26/09/2008
Ensino Fundamental - Anos Finais
25
Rafaela A. Schneider Hinsching
ESCOLA MUNICIPAL MAURICIO GERMER | SC | Timbó | Municipal





Mostrar aos alunos a diferença cultural, a importância de ter personalidade e não aceitar tudo que os "modismos" nos tentam empurrar garganta a baixo.Desenvolver pensamento crítico em relação do que é bonito,feio, correto e incorreto; utilizar a filosofia para desenvolver um conceito a partir de um ponto de vista.Mostrar a diferença como alternativa e não como correto e incorreto. Trabalhar o respeito mútuo, respeito às diferenças, respeito ao gosto alheio. Desenvolver o que "Voltaire" falava: "...posso não concordar com o que dizes, mas vou fazer valer o direito de dizeres..." Proporcionar a reflexão do marketing e consumismo, americanismo e monopólio das elites.

Primeiro momento: assistir ao curta após breve introdução do projeto Curta na Escola. Segundo momento: questioná-los quanto o que vizualizaram; Terceiro momento: proporcionar momento reflexivo, cada um deve pensar a respeito do que viu, antes de comentar. Quarto momento: em forma de plenário, reunir os alunos para socialização da reflexão feita. Quinto momento: realizar um texto crítico a respeito do curta,manifestando sua própria opinião. Último momento: produzir um desenho ou colagem ou cartaz que resuma a interpretação do curta "Meow".Exposição dos trabalhos.

No primeiro momento, a reação dos alunos foi extremamente preconceituosa assistindo aquele "gato" miando o tempo todo, sem falas... Demonstraram repulsa ao iniciar o vídeo, mas depois dos dois primeiros minutos, observei o silêncio no auditório e uma atenta concentração da turma. Ao final do curta, os alunos que mostraram uma certa insatisfação com aquele gato, foram os primeiros a aplaudirem o vídeo, e perguntarem quando seria a próxima vez que assistiríamos algo parecido. Ao interagir com o grupo, observei uma certa dificuldade em interpretação do que visualizaram, mas no decorrer dos questionamentos surgiram boas respostas e excelentes reflexões quanto ao que viram. Surgiram comentários do tipo:-"entendi que os modismos nos forçam a tomar atitudes e a consumir tudo o que nos oferecem"...(Aluna 6ª03) _".. É, se eu gosto de amarelo, e meu amigo de azul,não quer dizer que eu estou errado e ele certo. Precisamos respeitar a diferença e os gostos alheios..."(aluno 6ª3) Confesso que ao final dos debates,fiquei bastante feliz em saber que a Filosofia, a metáfora e o Curta na Escola, proporcionaram aos alunos um momento diferente e muito descontraído de aprender. Sei que, como professora de PortuguÊs, o mais difícil é desenvolver o senso crítico e a interpretação textual.Digo e confirmo que através do Curta, os alunos obtiveram sucesso nas atividades propostas, interessando-se muito mais pelo texto descritivo, produção textual, interpretação e participação nas atividades no decorrer de todo o bimestre, a partir daquela atividade. Digo que o Projeto veio para auxiliar o professor dinamizar atividades e a resgatar a vontade de estudar nos alunos. Através do vídeo pude observar um despertar de interesse dos alunos que estavam distantes e desinteressados nas aulas. Com esta atividade resgatei alunos tanto na parte do conhecimento cognitivo quanto na relação interpessoal.Os alunos desenvolveram significativamente sua percepção em relação ao mundo

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação