Relato de atividade em sala de aula

DESCOBRINDO O MUNDO

Minhocas
08/10/2008
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
150
Viviane de Oliveira Dornelas



Aprender como ter uma boa alimentação e refletir sobre os perigos de nossa cidade e do mundo

Na aula de artes assistimos o filme "Minhocas", com muita atenção e sem interrupção.No primeiro momento começamos um debate, onde os alunos me questionaram sobre o que acabaram de assistir. Eles ficaram muito curiosos sore o mundo das minhocas e me fizeram muitas perguntas como: para onde que nós vamos quando morremos? por que as minhocas comem areia? por que as minhocas moram embaixo da terra? Expliquei as questões indagadas pelos alunos e elaborei aulas de acordo com suas dúvidas. No segundo momento debatemos como ter uma boa alimentação. Fiz uma pesquisa entre os alunos para saber qual comida eles não gostavam de comer e a campeã foram as verduras.Então resolvi convidar uma nutricionista que deu uma palestra sobre os valores nutricionais dos alimentos .Em seguida fizemos uma pesquisa sobre as verduras e alimentos que else têm casa e criamos um catálogo. Visitamos também a feira livre para os alunos conhecerem as variedades de alimento que alguns não conheciam.No terceiro momento falamos sobre o mundo que gostariamos de conhecer e os perigos que existem.Finalizando os alunos fizeram um desenho expressando o que mais lhe chamou atenção no curta.

Foi gratificante ver que os alunos tinham aprendido tanta coisa a partir do curta, são muitas as dúvidas que eles tem nessa idade. Quando levei os alunos para a feira, foi muito interessante pois nem todos conheciam a variedade de alimentos que nós temos tão perto de nossa casa e logo todos queriam pegar e experimentar, principalmente as frutas. Ao falar dos perigos do mundo o alunos relataram sobre os perigos que existem perto de casa, como a praia, a estrada, a mata, etc. Ainda descobrindo o mundo, falamos sobre as cidades que eles gostariam de conhecer e os perigos também existentes nessas cidades, já que eles elegeram o Rio de Janeiro como a cidade que todos queriam conhecer. Escolhemos também o melhor desenho de cada turma: todos queriam que o seu desenho fosse escolhido! Então estabelecemos critérios para escolha e finalmente conseguimos escolher um desenho de cada sala.