Relato de atividade em sala de aula

COMENTÁRIO SOBRE AS CARTAS DA MÃE

Cartas da Mãe
26/09/2008
Sociologia
Ensino Fundamental - Anos Finais
25
ADRIANA AMARAL DA CUNHA




Discutir :
Falta de livre expressão por causa da Ditadura Militar; como é bom ser livre e independente; há muitas maneiras de se expressar; até pessoas alegres sentem solidão e tristeza; que ser amigo, crítico, realista e procupado com o "povo" não é um defeito.

Conversa sobre curtas. Mostra do filme. Debate sobre o mesmo. Tópicos mais importantes escritos no quadro. Comentário escrito e individual sobre o filme.

Para Henfil, tudo estava no plural...Mesmo no exílio preocupava-se com sua nação, sentia falta de seu irmão, Betinho, e escrevia longas cartas para sua mãe colocando o que pensava e, até como em algumas situações, ela deveria agir. Sempre achou o brasileiro pessimista, mas não entendia o porquê da sua desunião com seus "irmãos" brasileiros.Surpreendia as pessoas que o rodeavam com coisas, falas e ações inusitadas e talvez, por isso tinha pressa. Pressa em viver.Olhos expressivos, cabelos crespos e brincalhão, deixou um grande vazio ao deixar este mundo, pois além de excelente cartunista, era jovem, muito jovem.