Relato de atividade em sala de aula

PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO

Meow!
29/09/2008
Biologia, Língua Portuguesa, Matemática
Ensino Fundamental - Anos Finais
23
Bianca Sirlene Benites



Reconhecer a importância da comunicação, da propaganda e dos produtos comercializados.Identificar os valores sociais em relação ao consumo.Perceber as características de uma porpaganda. Produzir registros escritos sobre o produto, suas características, seus consumidores e a formas de apresentá- lo.Despertar o senso crítico sobre assuntos relacionados ao dia-à-dia.Elaborar propagandas para serem apresentadas em sala de aula, calculando valores, descontos, juros e melhores condições de compra.

Apresentei aos alunos o DVD Curta na Escola, explicando o projeto. Passei 4 filmes e então fizemos uma votação do tema a ser trabalhado. Como estamos estudando sobre propagandas o filme escolhido foi Meow. Assistimos diversas vezes, onde eles destacavam diversos itens em relação a comunicação como alma do negócio, a manipulação em relação ao consumo. Assim: selecionamos filme, assistimos o filme Meow, analisamos o curta e relacionamos com a propaganda. Destacamos os pontos positivos e negativos, organizamos panfletos sobre produtos a serem comercializados ( os alunos escreveram a sua própria propaganda e o nome de sua loja). Apresentamos na sala um comercial de um determinado produto. Finalizamos o trabalho com uma redação sobre o filme e qual seria o futuro do gatinho.

Foi uma experiência muito boa, pois houve grande participação dos alunos. A faixa etária varia entre 8 a 13 anos. A turma é bastante ativa, temos uma aluna surda na sala que iniciou neste semestre e com o filme a acessibilidade aos conceitos pode ser compreendida de forma satisfatória, pois esta aluna percebeu os diversos assuntos tais como, o consumo, violência, propaganda e o comércio. Assistimos umas 12 vezes! Os alunos relataram suas observações, comparando com diversos programas de TV, Rádio, Internet, Panfletos de lojas, que buscam influenciar o consumidor na aquisição de seus produtos. Trouxeram vários panfletos, trabalhados de forma lúdica, calculando preços, apresentando suas propostas, produzindo seu próprio negócio, nomes de lojas, enfim, utilizando a criatividade, o raciocínio e a oratória. Os objetivos foram alcançados e o despertar já foi semeado, pois, após este trabalho, eles comentam sobre diversas questões analisando nas entrelinhas, situações corriqueiras do dia a dia.