Relato de atividade em sala de aula

O TRABALHO

Ilha das Flores
06/11/2008
Língua Portuguesa
Ensino Médio
36
Adão Aparecido Lopes



Tinha como ideal demonstrar o valor e a importancia da reciclagem e contextualizar com as diferenças sociais em nosso pais.

Os alunos foram até a sala de informática, pesquisaram sobre a reciclagem, formularam opiniões e depois assistimos o documentario no site. Os alunos elaboraram uma dissertação,sobre a importância da reciclagem no Brasil e no mundo.

Estava eu terminando minha aula na 7a C,quando um grupo de alunos pediu que eu olhasse um trabalho que o professor de Historia havia pedido sobre politica. Como a maioria dos operários do ensino no Brasil tenho turno duplo e trabalho em mais de uma escola, e naquele dia fatídico tinha uma janela, que entre os colegas costumamos chamar de porteira.Bom, sem algo melhor pra fazer e simplesmente por este motivo procurei em minha bolsa o trabalho dos alunos da 7ª e comecei a ler. Como podia imaginar havia grande parte que tinha sido tirada de sites da internet, vários erros de ortografia e gramática, porém o que me chamou a atenção foi a organização das idéias, o trabalho possuía coerência, expressava idéias e opiniões próprias e típicas de alguém que transportou as relações romanas e marxistas para o contexto atual da política no Brasil, os alunos haviam aproveitado o documentário Ilha das Flores de Jorge Furtado e feito uma analise do descaso político em 1989 e como a situação atual das famílias de baixa renda se mantém a mesma.Fiz o que me propusera corrigi os erros ortográficos organizei algumas idéias que estavam muito fora e no outro dia entreguei a eles. Alguns dias depois, relataram que o professor não aceitou seu trabalho porque disse que era copia de internet mais ia dar cinco pontos por eles terem feito alguma coisa.Sabe, nunca perguntei ao professor de história se ele realmente leu o trabalho dos alunos, ação de dar cinco pontos pelo esforço já era a resposta. Minha idéia aqui não é criticar o profissional, é mais uma lembrança de que é preciso refletir e não esquecer que mesmo sendo pouco reconhecido, nada valorizado e, às vezes, economicamente sofrido, temos que fazer nossa parte. "O segredo é não correr atrás das borboletas"..."É cuidar do jardim para que elas venham até você."Mario Quintana.