Relato de atividade em sala de aula

A INFANCIA NAO EXISTE

21/11/2008
História, Sociologia
Formação de Educadores
48
Sandra Tonidandel



Ilustrar as diferentes percepções de infância ao longo da história da humanidade e frisar sob uma perspectiva sócio-histórica o constructo moderno de infância, para então, trazer a discussão como as diferenças socioeconômicas determinam a infância; de diferentes formas, de
acordo com sua
condição social e material.
Apontar, como a cultura audiovisual, influencia no comportamento infantil, igualando novamente criança e adultos, como no perído Medieval e Idade Média.
Colocar-se na difícil tarefa de reconhecer o que é peculiar da criança; sua especificidade e acima de tudo entendê-la como cidadã, sujeito crítico que produz cultura, para assim, compreendê-la e contruir prática pedagógica adequadas, favorecendo seu desenvolvimento cognitivo.

Exposição oral em forma de seminário da trajetória histórica da construção do conceito de infância; Argumentação da inexistencia de infância, fundamentada por Michel Foucault; Exibição do filme "A invenção da infância", de Liliana Sulzabch, do Curta na Escola; Confronto teórico com o filme e questionamentos sobre a condição social das crianças, do conceito de infancia consolidado com a modernidade e sua aplicabilidade na prática.

A experiênica resultou em um grande e rico debate, sobre a situção atual da criança, e o percurso da construção do conceito de infancia. O filme, oportunizou ilustrar de forma muito clara e objetiva esse caminho percorrido pela infancia ao longo do tempo e do espaço e em diferentes sociedades, emocionando os expectadores, conduzindo-os a um olhar a seu contexto social, até então, nunca observado de forma tão clara.