Relato de atividade em sala de aula

ATIREI O PAU NO GATO

Meow!
30/10/2008
Geografia, História
Ensino Fundamental - Anos Finais
30
Gilsander Souza



Contribuir para a formação cultural e intelectual dos alunos;
propiciar a compreensão de que as histórias
Individuais e coletivas se integram e fazem parte da
História;
favorecer o conhecimento de diversas sociedades
Que considerem múltiplas temporalidades;
Historicamente
constituidas, por meio de estudos
situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos;
refletir sobre as grandes transformações
Tecnológicas e os impactos que elas produzem na
Vida da sociedade;
reconhecer relações entre a sociedade, a cultura e
a
natureza no presente e no passado.

Sou professor de informática, e junto com os alunos trabalhei o filme de tal maneira que pude abordar assuntos como globalização, consumo de massa, a influência da mídia na vida das pessoas e o consumismo.trabalhei os jogos olímpicos de Pequin,abordando a globalização da língua inglesa e de marcas e produtos de multinacionais que patrocinaram atletas e o evento.abordei também como o desempenho dos atletas está ligado ao avanço tecnológico do país que ele representa.tudo isso foi feito com acesso a sites no laboratório de informática da escola, previamente preparado.com isso pudemos pesquisar fotos onde claramente se vê a propaganda e o uso de marcas de empresas multinacionais presentes no mundo inteiro.ao final dos trabalhos foram produzidas apresentações de slides,pelos alunos, mostrando tudo que foi aprendido, juntamente com uma redação abordando a seguinte idéia:"ser x ter, o homem vale mais pelo que ele é,ou pelo o que ele possui.

O trabalho realizado proporcionou aulas de qualidade e prazerosas, segundo o relato dos alunos.foi despertada a consciência de que a globalização está presente no nosso dia-a-dia, trabalhei de forma que pude mostrar que ao acordar ele já está cercado de produtos de multinacionais famosas, e até a hora de dormir ele se cerca por isso, seja por uma simples xícara de café ou ao caminhar de volta para casa.fizemos uma visita a um shopping center, onde pudemos visualizar claramente os pontos abordados.o poder do consumo, o marketing, a influência da mídia definindo o que e como consumir.observamos também o status econômico e social associado a quem freqüenta tais ambientes.observamos como todo esse mercado é informatizado e seguro, tanto nas questões de pagamento, quanto à integridade do cliente.o shopping se tornou o "point tecnológico do mundo capitalista".os alunos alunos se sentiram maravilhados com as descobertas realizadas durante o projeto e na visita ao shopping, ambiente que para maioria até então era desconhecida.terminamos nossa visita tomando um lanche no MC Donalds,saboreando uma coca-cola e atirando o pau no gato.