Relato de atividade em sala de aula

POR QUE SERÁ QUE NINGUÉM ME ENTENDE?

Minhocas
03/10/2008
Educação Infantil
8
cleide floriano



Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-los, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Ter uma imagem positiva de si, realizando ações que contribuam pela sua independência e auto confiança.

1- Assistir ao filme Minhocas várias vezes se necessário para que haja compreensão do mesmo. 2- Recontar o filme passo a passo mostrando as imagens. 3- Pedir que os alunos contem a história do seu jeito, para verificar se entenderam o motivo pelo qual era proibido cavar para cima, começar então a introduzir perguntas referentes ao filme. - Quando morremos para onde vamos? - Quem é o criador? Onde ele mora? - Por que a família de Junior não deixava ele cavar para cima? - Quais os perigos de cavar para cima? - Se Junior tivesse se aventurado sozinho para cima será que conseguiria se livrar dos perigos encontrados? 4- Oralidade (caixa surpresa), colocar frases do filme dentro da caixa, pedir para que os alunos um a um retirem a frase, a professora lê e eles repetem a frase, colocar dentro da caixa "palavras" referentes ao filme e pedir que o aluno forme frases, aproveitar a atividade e pedir que identifiquem de qual personagem é a fala. 5- Momento da música, cantar a música: Minhoca, minhoca eu quero uma beijoca... em frente ao espelho fazendo gestos. 6- Atividades de coordenação motora: confecção dos personagens com massa de modelar, no papel confeccionar as máscaras dos personagens do filme, dobradura de minhoca, quebra-cabeça com imagem das minhocas. 7- Dramatização da história (usar as máscaras confeccionadas pelos alunos). 8- Atividades de pesquisa: no laboratório de informática pesquisar imagens de minhocas. 9- Atividades lúdicas: jogo da memória com os personagens do filme, brincar no minhocão. 10- Atividades de campo: no quintal da Escola procurar minhocas e observar seu comportamento. Neste momento da atividade explicar do que se alimentavam como vivem e que elas como qualquer outro ser vivo tem sua organização, como puderam observar no filme. Deixar que peguem as minhocas na mão cuidando para não machucá-las. 11- Pedir que relatem oralmente a experiência vivenciada no campo. 12- Relatar através de desenho a experiência vivenciada.

Ao finalizar este trabalho com alunos portadores de necessidades especiais, pude observar que se envolveram totalmente nessa nova experiência, pois era visível em suas expressões de satisfação ao realizarem as atividades. Encantaram-se com o filme Minhocas e pediram para ver novamente e assim foi feito, por várias vezes. Houve uma maior interação e envolvimento nas atividades por parte de alunos e até mesmo de minha parte enquanto professora, por se tratar de atividades diferenciadas (Laboratórios de Informática, pesquisa de campo, lúdico), onde notei maior facilidade de assimilação dos conteúdos, pois os alunos sentiram-se mais livres para questionar, argumentar e criar. A mais interessante e divertida foi a atividade de campo, onde alguns tiveram medo das minhocas, outros ficaram com nojo, mais foi só num primeiro momento, em seguida já estavam achando engraçado e difícil de entender como elas desapareciam na terra tão rápido. Alguns alunos até pegaram as minhocas na mão e riam, pois disseram que fazia cócegas.