Relato de atividade em sala de aula

PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE

Ilha das Flores
17/10/2008
Geografia
Ensino Fundamental - Anos Finais
48
Marizete de C. C. Teixeira



Compreender que a desigualdade social e toda perversidade de um sistema são provocadas justamente por seres humanos que procuram viver em seus casulos de forma egocêntrica e egoísta, fingindo não ver a realidade da exploração do homem sobre o homem, esquecendo-se da solidariedade e afeto entre seus semelhantes.
Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, na reciclagem, nos comportamentos responsáveis de
"PRODUÇÃO" e "DESTINO" do lixo, na escola, casa e espaços em comum.

As atividades foram realizadas em 5 aulas 1º MOMENTO: Apresentar o quetionário:Pegada Ambiental para que os alunos respondam e em seguida refletir sobre seu comportamento como consumidor e sobre as conseqüências ambientais de seus atos. Apresentação e reflexão do filme "Ilha das Flores". 2º MOMENTO: Levantar com os/as educandos/as uma listagem dos principais problemas ambientais locais, com alguns comentários sobre os mesmos, diagnosticando o grau de preocupação e esclarecimento dos mesmos; Andar com os alunos na área externa da escola verificando o lixo espalhado e como o espaço está sendo mau utilizado. 3º MOMENTO: Inicia-se a aula com um texto reflexivo: Eu tive fome (Fonte: RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos: Meio Ambiente. 1 ed. Vol. 1. MG: Editora Iemar Ltda. 2004. p. 145.) Dividir a turma em grupos com textos sobre lixo e em seguida solicitar que o mesmos estabeleçam ações que minimizem tal problema na escola. 4º MOMENTO: Realizar um debate onde todos devem expor a solução/ação sugerida pelo grupo para resolver a questão do lixo na escola. Eleger algumas ações para serem praticadas com o objetivo de cuidar do lixo da escola, e dar um destino a ele, tornando o ambiente mais agradável.

O trabalho foi realizado com bastante êxito e envolvimento dos alunos. Realizamos a conferência de Meio Ambiente e elegemos o lixo como o problema principal que afeta a nossa escola. Foi proposta a realização de um mutirão de limpeza a o aproveitamento do espaço externo da escola para a plantação de hortaliças e jardinagem.