Objetivo Geral: trazer para o cotidiano dos estudantes da 4ª série a vontade de questionar as coisas da vida, as histórias das coisas e a descoberta de novas formas de investigação para o conhecimento.
Objetivos Específicos: entender a relações pais-filhos-educadores, os porquês e os limites nessa relação; compreender a relação informação X conhecimento; estimular a investigação, a pesquisa e a busca por novos saberes sobre o cotidiano; inserir no cotidiano dos estudantes o hábito de perguntar e investigar, as relações científicas, históricas, sociais e espirituais; motivar os estudantes a buscar respostas sobre suas dúvidas.
Momento I: A família; Os avós; Os Pais.
A metodologia:o entendimento geral da História do curta, dos personagens e suas relações com a vida dos estudantes.
Na Prática: cada um pode contar sua história.
Momento II
O que posso e não posso?
O que não posso mais vou poder?
O que é limite? (porque não posso cavar para cima?)
A metodologia: o entendimento da família, da proteção e dos limites. A escola, o ensino e aprendizagem, as fases da vida. Cada um como parte do processo, somos livres, mas temos limites.
Na Prática: texto sobre limites. Brincamos e escrevemos as regras, estudamos placas, símbolos da sociedade que limitam espaços, tempos, propriedades e comportamentos.
Momento III: Como é o tipo de vida em cada casa? Como vivem pessoas em outros lugares do Mundo?
A metodologia: o desenvolvimento da capacidade de apreensão e compreensão da realidade contemporânea como determinante do processo educativo.
Na Prática: estudamos e vimos outras culturas, falamos da vida e da, vimos a comida, a forma de rezar, falar, usar dos limites, símbolos e costumes de outros cantos do mundo.
Momento III: O que é ser curioso? Pra quem perguntar?E quando ninguém sabe a resposta? Meios de informação (livros, jornais, revistas, internet)Qual é a minha curiosidade? Pesquisando curiosidade sobre o porque das coisas.
A metodologia:a percepção de que buscar respostas é o primeiro passo para projetar-se como um ser ético, consciente e autônomo em suas ações. O fato de que a investigação e a busca por respostas podem mudar nossa forma de ver as coisas, para maior;a aproximação estudante, professor, família, num processo paralelo, sobre questionamentos corriqueiros, que podem ser sanados pelos pais e professores, desde que estejam preparados para fazê-lo.
Na prática: lemos, pesquisamos, recortamos e colamos, buscamos respostas para nossas curiosidades, nossas dúvidas, nossos medos e angustias.
Relatar o aprendizado dos alunos participando do Projeto Curta na escola é uma tarefa e tanto. As amarrações estabelecidas entre professor, filme, e alunos são complexas! É impraticável registrar qualquer explicação sem deixar que o assunto pareça simplista demais. O que foi vivid está guardado em nós. Ainda está sendo digerido, e será traduzido em nossa forma de olhar, em nossas vidas. Mas vamos tentar:
Por ser engraçado e muito bem elaborado, o curta Minhocas ganha a credibilidade dos alunos.. É muito fácil se verem presentes naquela história.Foi incrível observar como cada estudante se deparava de forma transparente com suas realidades. Cada um exercitou o olhar para si.
Houve momentos em que falar de família foi difícil, lidamos com histórias tristes e felizes, conseguimos trazer os sentimentos a tona e retrabalha-los. Todos entenderam o quando tudo pode ser superado, o quanto suas angústias, anseios, alegrias e tristezas se fazem presentes também na vida de seus colegas, professores e que assim, esta tudo bem, normal!
Neste sentido, as relações se ampliaram e partimos para os entendimentos culturais, híbridos e integralmente distintos das nossas relações com o mundo, com as religiões, com as diferenças, com os valores e com os limites. Entendendo as regras da vida!
Outro ponto importante, deu-se devido ao prazer mágico da descoberta, quando cada um pode dizer o que sentia, o que temia, e sem medo: o que não sabia. E foi aqui o ponto de partida para a explosão geral do conhecimento... Os percebi perguntando, entrevistando, buscando, vasculhando, pesquisando! Quererendo saber mais...
Notoriamente conseguimos:
1. Construir coletivamente o espírito de investigação e pesquisa;
2. Implementar no cotidiano da turma o habito de perguntar.
3. Propor uma melhor integração dos conteúdos, professores e alunos.
4. Fazer com que os alunos estudantes percebam que se suas duvidas fazem parte do processo da vida.
5. Conduzir diálogos e aproximações.