Relato de atividade em sala de aula

GLOBALIZAÇÃO

Meow!
07/12/2008
Geografia
Ensino Fundamental - Anos Finais
9
Darlene Peglow kuhn



Utilizei este filme para mostrar que no mundo globalizado muitos valores são impostos, que hábitos de outras culturas passam a fazer parte do nosso cotidiano como as músicas, alimentos, modo de vestir... Numa reflexão percebemos como a propaganda na TV nos leva a introdução de novos valores, hábitos. Necessitamos acompanhar a evolução de novas tecnologias, conhecer outras culturas mas valorizar o lugar que vivemos com nossas particularidades, acompanhar a globalização mas sem esquecer a nossa história, nossas particularidades.

Título: Um mundo globalizado. Atividades do livro: - avanço das técnicas: a base da globalização, - fluxos de capitais produtivos; - os fluxos de informação; - os fluxos de pessoas; - os excluídos da globalização. Após leituras, exercícios, debates do tema, localização no mapa, foi exibido o filme. Com os alunos em círculo foi feito um debate sobre o filme, emitindo-se opiniões sobre como somos influenciados pela cultura da TV, o que é a globalização, como as mídias influenciam no nosso cotidiano. Os alunos dividiram-se em duplas e escreveram quais benefícios e prejuízos da globalização. Ao final apresentaram aos colegas.

Após a introdução dos conteúdos da globalização os alunos foram assistir o filme.Este filme diferencia a cidade em lugares nobres e periferias, a polícia que faz batidas, a criança que pula o muro para chegar no outro lado da periferia e tentar desfrutar dos benefícios das cidades, as propagandas para as mudanças de nossos hábitos; o gato que resiste em mudar os hábitos e como é forçado introduzir a "soda" na alimentação e a dificuldade em voltar ao antigo hábito alimentar. No debate dos alunos foram levantadas várias questões dos excluídos deste mundo globalizado, o que poderia ser feito para que o mundo fosse menos excludente. O filme foi muito bom para observar fatos e promover o debate no grupo.