Relato de atividade em sala de aula

UMA AULA QUE LIBERTA

Ilha das Flores
06/01/2010
Educação de Jovens e Adultos
10
marilda krenski



Discutir a relação interdisciplinar do filme "Ilha das Flores" ligada ao contexto dos movimentos literários do Realismo/Naturalismo, levando os alunos a refletirem sobre os aspectos consumistas, ambientais culturis e sociais da sociedade moderna em dois momentos historicos diferentes: a sociedade do Rio de janeiro de 1890(retratada na obra o Cotiço de Aluisio azevedo) e o contexto retradado no curta exibido que mostra o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem na sociedade em que foi produzido (1989).

1. Leitura e discussão dos aspectos histórico sociais e culturais do Realismo/Naturalismo a partir de exertos textuais de obras produzidas nestes períodos: O Ateneu, O Crime do Padre Amaro, O Primo Basilio, O mulato e O Crotiço. Durante a leitura dos fragmentos discutiu-se a temática das obras, o aspecto histórico-social da sociedade da época e as características literárias das obras. 2. Exibição do curta Ilha das Flores e discussão das temáticas trazidas por ele, correlacionando-as com os aspectos sociais-culturais da obra " O Cortiço". Fazendo uma análise com os alunos das diversas formas com que a literatura age em nosso meio social e pode contribuir para uma análise mais consistente da realidade que os cerca. 3. Produção de uma resenha crítica envolvendo a obra "O Cortiço" e o curta "Iha das Flores". 4. Apresentação em seminário dos pontos principais levantados e ou encontrados nas obras lida e assistida. 5. Exibição do video "Pobreza extrema epidemia" encontrado no site http://www.youtube.com/watch?v=z3ZhebJnGEY. exploração do vocabulário e compreensão da temática que a música "Angels - Robbie Williams" envolve.

Sou professora Na Unidade de Socioeducação de Campo Mourão, vinculada ao CEEBJA (nesta unidade encontram-se jovens em privação de liberdade por cometerem atos infracionais) e ensinar inglês, literatura, ou qualquer outra disciplina, a estes jovens nao é nada fácil. Por vários motivos eles nao vêem no estudo motivação alguma. Descobrir o projeto Curta nas Escolas, foi fundamental para eu encontrar um caminho para chegar mais próximo destes jovens. Os vídeos têm uma linguagem moderna, são dinâmicos e motivadores. Quando levados para sala de aula tornan-se instrumentos de uma aprendizagem concreta e motivadora. Segundo coméntário dos alunos "nós nem estudamos hoje né professora",podemos perceber o quanto as aulas que utilizam-se deste recurso podem ser agradáveis e proveitosas mal sabem eles as estratégias e objetivos por nós utilizados para tornar o ensino mais contemporâneo e lúdico. Para estudar a literatura ou ingles nas turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos em Unidades de Socioeducação) faz-se necessário torná-las acessivel e lúdica. Com o uso dos vídeos os alunos deixam de ver esta disciplinas como algo obsoleto e desmotivador. O uso do vídeo permitiu aos alunos fazer uma comparação mais visível e crítica em momentos diferentes das sociedades do século XIX(Retratada na obra O Cortiço),no século XX (assistida no filme Ilha dass Flores) e no século XXI (sociedade contemporanea). Foi possível perceber e analisar o comportamento destas sociedades, seu modo de viver, valores sociais e culturais,bem como o uso da linguagem da época e atual, presentes na obra escrita e nos vídeos. O estudo do vocabulário da música e da temática do segundo video exibido demonstraram a relação entre o contexto da época das obras estudadas com o momento atual e a situação em que os alunos encontram-se privados de liberdade. Os alunos gostaram da maneira como foram realizadas as atividades e em relatos orais demonstraram compreensão dos conteúdos abordados.