Relato de atividade em sala de aula

MÍDIAS E A QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL.

Ilha das Flores
16/11/2009
Filosofia, Sociologia
Educação de Jovens e Adultos
100
Marcos Aurélio Bassolli Alves



No contexto educacional de trabalho com temas transversais numa pedagogia de projetos apresentamos, para os alunos do CREJA - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, SME-RJ, as principais questões, ambientais, tecnológicas, econômicas e sociais, pertinentes e relevantes, que envolvem o processo de produção capitalista através da nossa produção e destino do lixo. A partir desses pressupostos, trabalhamos através da compreensão de que é a partir das mídias que podemos perceber, conceber e vivenciar de forma mais crítica o "mundo" e o exercício da nossa cidadania.

Durante esse diálogo com os nossos alunos, buscamos registrar, consolidar e ampliar os temas que emergem desse processo, i.e., o histórico da produção e destino do lixo na Cidade do Rio de Janeiro, a desigualdade social, a miséria, a fome, as soluções para a questão do lixo: reciclagem, reaproveitamento e uso consciente dos recursos, o aumento da produção de lixo como conseqüência do processo de produção capitalista. Na etapa seguinte propomos aos alunos(as) que expressem, através do uso das mídias e das manifestações artísticas no geral, as suas concepções e percepções das questões discutidas e também procure associar a sua vida e as suas ações em relação aos temas.

Como objetivos expressivos alcançados nesse projeto coletivo, destaco a produção, pelos alunos(as), de vídeos, fotos, textos, cartazes e esquetes teatrais. Destacamos também e fundamentalmente uma mudança de postura em relação ao lixo e ao seu destino expressa através de relatos e práticas adotadas na nossa escola e pela nossa comunidade, discente e docente, após a execução do projeto.