Relato de atividade em sala de aula

FUTEBOL

Barbosa
05/07/2012
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
26
marilda schneider slonski



O filme foi indicado visando: diversificar o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a interpretação do filme como fonte histórica; estimular a percepção de eventuais semelhanças e diferenças; questionar as possíveis relações entre o presente e o passado, indagando como essas épocas se relacionam e qual a importância do futebol naquela época.

Primeiramente, foi feito um questionamento, com provocações de como os aspectos do passado, representados no vídeo, despertam interesse de seu público. Logo em seguida , foi realizado um jogo do vídeo, descrito a seguir: "Bingo do vídeo" Funciona assim: coloca-se as palavras-chaves , separando-as dento de um quadrado. O aluno verifica as perguntas, que estão com números. Sendo assim, o aluno deverá colocar o número da pergunta dentro do quadrado da palavra-chave, que será a resposta.

Os alunos adoraram o filme, pois é muito interessante. Adoraram, também, a forma como foi realizada atividade. Foi um momento muito bacana, pois pude fazer vários questionamentos e provocá-los para reconhecerem a importância dos vídeos para o estudo da história dentro da sala de aula. Os alunos fizeram a comparação dos momentos históricos, do passado com o presente, identificando os problemas sociais daquela época.