Relato de atividade em sala de aula

A CAIXA PROVOCANTE

Meow!
26/08/2012
Língua Portuguesa, Sociologia
Ensino Médio
55
clarinda siqueira



Através da confecção de isolamento térmico para a biblioteca escolar, temos como objetivo refletir sobre a prática do consumo de produtos industrializados, caso do leite embalado pela caixa tetra pak, material usado em nosso trabalho. Usamos o curta de Marcos Magalhães, MEOW (1981), para refletir a respeito da mídia como ferramenta de organização e de sua força sobre a cultura de massa, promovendo a padronização do consumo. Meow permitiu-nos abordar temas relativos ao comportamento, meio ambiente, saúde, ciência, tecnologia, ética, entre outros, no sentido de desvelar o modo que consumimos e suas consequências. Um mural foi realizado com frases criadas pelos estudantes para a mobilização da comunidade escolar a refletir sobre o tema.

As atividades foram organizadas segundo o planejamento abaixo: - Pesquisa sobre isolamento térmico com caixas tetra pak; - Coleta e reciclagem de caixas de leite do tipo tetra pak, através da mobilização escolar; - Confecção de protótipos de isolamento térmico no laboratório de ciências; - Levantamento sobre o consumo cotidiano de produtos industrializados pelos estudantes e por suas famílias; - Uso do curta MEOW como ponte pedagógica entre o conteúdo específico da física e os temas transversais; - Levantamento sobre as impressões dos estudantes; - Debate com recorrência aos temas de discussão das aulas de sociologia (ferramentas de organização social, cultura de massa, comunicação, trabalho e consumo), filosofia (ética, liberdade) história (revoluções industriais), artes visuais (cinema, fotografia, grafismo) e ciências naturais (produção e consumo de energia elétrica, alimentação industrializada, agroecologia, modificações genéticas, saúde); - Realização pelas turmas do mural intitulado "A Caixa Provocante", com frases dos estudantes sobre a influência da mídia em nosso consumo.

Nossos resultados foram bastante gratificantes pois nos trouxeram um meio pedagógico importante, o curta, como ponte entre conteúdos que estão muito relacionados como é o caso do consumo e a produção de energia mas, devido ao corte que se faz no programa de física, há pouca ênfase na discussão sobre o desenvolvimento científico, suas aplicações tecnológicas e o consumo de produtos. Estava nos faltando realmente um viés que pudesse relacionar ainda mais o nosso trabalho prático, o isolamento térmico, com questões que vão além da reciclagem porque envolvem mudança de comportamento referente ao consumo. MEOW, realizado em 1981, critica a época em que os veículos de comunicação abusavam em sua programação com propagandas americanas que induziam ao consumo de produtos industrializados, propondo como um estilo de vida prático, seguro, eficiente, levando ao sucesso e à liberdade. O curta continua bastante atual, nos levando a refletir sobre nossos hábitos de consumo, modos de coexistência harmoniosa entre os seres, sustentabilidade, ação política e educação. Durante a passagem do curta, os estudantes acharam o gato, personagem principal, muito chato. Alguns se irritaram com seus miados, sua passividade e por estar sempre em cima do muro. Durante o levantamento, após a sessão, reconheceram neles atitudes semelhantes as do gato, quando foi possível integrar os conteúdos transversais às vivências trazidas em seus relatos sobre como, quando e o que consomem no dia a dia. Não temos na área de física muito contato com as opiniões dos estudantes. É bem verdade que procuramos materiais didáticos que nos proporcionem a realização da interdisciplinaridade. Contudo, ainda estamos muito limitados por nossa própria formação, muito especializada, em que raramente discutimos ética e desenvolvimento científico. MEOW nos permitiu acessar o cotidiano dos estudantes e observar as relações de incerteza existentes na esfera social, com certa admiração pelo ângulo tomado.